Brasil sorridente: Como fazer parte?

Cuidados com a saúde nunca são poucos e, como há muitas pessoas em situação de desfavorecimento no Brasil, um benefício que se tornou comum é o Brasil Sorridente. Uma proposta simples do Governo Federal que visa melhorar a saúde bucal de algumas pessoas que não possuem verba suficiente para cuidar delas mesmo.

O programa foi lançado em 2004 e já beneficiou aproximadamente 80 milhões de brasileiros em apenas 10 anos de existência. É também considerado o maior programa de saúde bucal do mundo. Nesses 10 anos foram construídas cerca de mil unidades para tratamento.

Mas, como exatamente funciona o Brasil sorridente? Qual é a proposta geral do programa e por que ele recebe tanta atenção? Vamos ver um pouco mais como ele funciona para entender melhor a respeito de seus benefícios.

Como funciona o programa Brasil Sorridente?

O programa oferece assistência odontológica para milhões de brasileiros que não possuem meios de acessar os serviços odontológicos. Esse processo acontece, por sua vez, de forma completamente gratuita. 

Brasil Sorridente

Os serviços são oferecidos em diversas unidades de saúde, desde de postos comuns, até unidades odontológicas móveis. E por fim, o Brasil Sorridente também conta com laboratórios regionais de Prótese Dentária.

Por fim, fica claro também que o programa se une a várias iniciativas, como, por exemplo, a Saúde na Escola ou o Brasil Sorridente indígena.  

E sim, existem restrições para que nem todo mundo utilize dos serviços, já que é importante para o resultado final que apenas pessoas que não possuem capacidade ou renda para acessar serviços odontológicos, possuam.

Quem pode participar do programa

Veja bem, apesar do programa ser bastante extenso, não há muitas possibilidades para quem não consegue comprovar fatores como: baixa renda.

No final, existem apenas dois critérios que devem ser seguidos. Primeiramente é fundamental estipular corretamente sua renda, somente se ela for abaixo de um certo nível será possível entrar no programa.

Além disso, o local onde você reside pode facilitar a sua interação com o Brasil Sorridente, já que o objetivo do programa é exatamente levar os serviços para os locais mais distantes.

Seguindo esses dois critérios provavelmente não terá nenhum problema. Mas é importante também saber como é o processo para ser parte do Brasil Sorridente, vamos ver agora! 

Como fazer parte do Brasil Sorridente

Você pode fazer parte do processo fazendo sua inscrição no site oficial. Esse é o método mais fácil pois assim era encaminhado para a unidade mais próxima.

O cuidado com a saúde bucal tem se tornado tema frequente no cenário brasileiro, portanto, cada vez mais o governo abre oportunidades para acessar esse programa.

Quais tratamentos disponíveis

Você pode contar com várias possibilidades que vão de extração até aparelho dental gratuito. 

Isso faz com que muita gente esteja sempre de olho nas oportunidades. Até porque é possível até mesmo conseguir uma Prótese sem gastar nada a partir desse métodos.

Se você deseja retirar os sisos saiba que também é possível. Fazendo assim você economiza bastante e tem a chance de realizar vários exames de uma vez.