Vacina adesivo promete tornar processo indolor

Uma vacina indolor? Será que isso é possível? É comum pessoas possuírem um certo medo de vacinas, até porque alguns causam mesmo um pouco de dor.

A proposta de uma vacina indolor surgiu na universidade de Stanford, criada por cientistas americanos, assim como acontece na Universidade da Carolina do Norte. A grande questão é que ela consegue ser ainda mais eficaz que uma vacina comum e oferecer os mesmo resultados.

Ela toma forma de adesivo, conseguindo ser prática. Promete uma reação imunológica até 10 vezes maior que a de vacinas intramusculares. 

Vacina indolor

No momento, os testes aconteceram em animais e conseguiram o resultado esperado. Apesar de ser simples, a vacina é bem tecnológica e utiliza microagulhas impressas em 3D, de forma alinhada para fazer um adesivo de polímero. Como dito, ela conseguiu uma reação 10 vezes melhor do que uma vacina comum, aplicada no braço de alguém. 

O adesivo é bem pequeno e a quantidade de microagulhas em cada um é alta. Vale lembrar que, apesar de serem micro agulhas, elas de fato não causam um dano na pele das pessoas. Isso também somado a grande quantidade de tecnologia, permite com que ela seja de fato indolor. 

No momento a vacina ainda se encontra em fase de teste e ainda não se sabe quando irá haver alguma mudança, sendo assim, há muitas coisas para acontecer com ela ainda para que seja aceita de fato na aplicação em humanos. 

Vacina indolor

Além disso, esse processo leva ainda mais tempo, já que nem todas as vacinas poderão ser utilizadas dessa forma, ao menos no princípio. Isso porque algumas possuem seu padrão de uso completamente baseado na forma de aplicação intramuscular. No entanto, é claro que com esse pequeno adesivo muita gente já se prepara para novas possibilidades.

De acordo com o estudo feito, por agora, a ideia é aplicar o adesivo na pele que está cheia de células relacionadas ao sistema imunológico, assim fica muito mais fácil e rápido a aplicação de vacinas em grandes quantidade de pessoas.

É claro, como qualquer tecnologia nova ela também precisa de aprimoramentos com relação ao capital investido em cada adesivo, mas isso é algo que promete ser melhor avaliado nos próximos anos.

Vacina Indolor

O professor Joseph M., um dos principais atuantes na criação desse método, afirmou que a tecnologia tem como objetivo melhorar a aplicação das vacinas em nível global, fazendo com que elas sejam ainda mais rápidas que o comum, aplicando também doses mais baixas do imunizante e sem dor ou ansiedade!