Temas atuais que podem fazer parte da redação do ENEM. Veja os principais!

O ENEM é um processo que exige do aluno um bom estudo, um aprendizado que vai além do que se vê em sala de aula, por isso é fundamental entender um pouco do mundo em geral. Alguns eventos atuais podem acabar tendo a ver com a redação e até com muitas questões de teste!

Portanto, nada é mais importante do que tratá-los um pouco e observar alguns pontos que podem influenciá-los a ser um dos temas abordados.

Agora vamos ver os temas e por que foram selecionados.

Acesso à internet

O acesso à internet também é o acesso à informação e essa informação vem ganhando cada vez mais espaço no mundo.

O ENEM pode abordar esse assunto de diversas maneiras, portanto, é algo que requer atenção especial. Esse tema pode acabar levando para lados mais amplos, como a conexão com o mundo digital e a liberdade de expressão.

Portanto, o exame neste momento é cirúrgico e é um dos tópicos que mais se pode considerar.

saúde e medicina preventiva

Este é com certeza um dos temas que gerou diversas discussões nos últimos meses. O impacto da Covid na sociedade foi real e bastante extenso, então não há muito o que falar sobre isso.

A grande questão a ser bem discutida aqui é como esse impacto pode favorecer algumas questões do ENEM. Saúde e medicina provavelmente serão um assunto na redação.

20 anos desde os ataques aos EUA e o retorno do Taleban ao poder no Afeganistão

Após 20 anos do atentado terrorista, já temos uma boa ideia do que aconteceu e com certeza esse sempre foi um assunto que o ENEM acabou trazendo, porém, este ano há ainda mais motivos para isso.

Afinal, após 20 anos de presença norte-americana no Afeganistão, tropas foram retiradas de lá por alguns grupos, então também foi possível que o mesmo grupo que executou o ataque de 2001 voltasse.

educação financeira

Isso nem acontece tanto por causa da cobiça, mas por causa de seu grande impacto nas redes sociais. Esse é um fator muito importante para se considerar a ideia de educação financeira na prova do Enem.

Claro, esse é um assunto muito extenso e o exame precisa ser muito cirúrgico para não se desviar da proposta do teste.

população sem-teto

Com o aumento de casos cobiçosos, também fica claro que há muitas questões a serem tratadas. A população de rua é uma das que mais chama a atenção, assim como a fome e a pobreza no Brasil, o que representa um dos temas que também podem ser incluídos.

Esta questão pode não ter tido tanto espaço no teste de 2020, mas como a poeira agora está baixando um pouco, ela pode chegar para sempre.

Fome e pobreza no brasil

Como já foi dito, a fome e a pobreza também entram neste assunto por razões óbvias. Eles representam uma das realidades mais vivenciadas pelos brasileiros a partir do ano de 2020. Além disso, o desemprego pode acabar fazendo parte dessa agenda.

Há muitas informações a serem consideradas sobre esse assunto, por isso é fundamental que sejam bem estudadas e que os impactos da pandemia não passem despercebidos.

sistemas eleitorais

As possíveis mudanças nas regras no Brasil e a grande discussão que permaneceu na mídia por conta do sistema eleitoral norte-americano acabam gerando um pouco de relevância para o tema.

Além disso, a presença desse tema é cada vez mais considerada no Brasil, vale a pena estudar um pouco sobre isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.