SISU 2022 — Cronograma, Inscrições, Resultado, Lista de Espera

O SiSU 2022 (Sistema de Seleção Unificada) é um programa do MEC (Ministério da Educação) que disponibiliza vagas em universidades públicas sem a etapa do vestibular. Todo o processo é automatizado e usa as classificações do Enem para selecionar os candidatos. A participação é gratuita e realizada 2 vezes ao ano.

O programa foi criado pelo MEC  com o intuito de democratizar e facilitar as vagas nas instituições públicas de ensino superior. Junto com o Enem, o Sisu permite que candidatos se inscrevam para vagas em instituições públicas de todo o Brasil. Atualmente, instituições de todo o Brasil ingressam no Sisu na forma de admissão parcial ou total aos cursos de graduação.

Conheça mais sobre o SiSU 2022 e descubra como usar as suas notas do Enem para entrar em universidades públicas! Vamos lá?

Como Funciona o SiSU?

O SiSU ocorre antes do início de cada semestre. Aproximadamente, os candidatos têm três dias para escolher os cursos aos quais desejam se inscrever. Este processo seletivo é totalmente informatizado – recupera as notas do Enem e seleciona os melhores candidatos para as vagas, turnos, cursos, universidades e modalidades.

Sisu

Os candidatos utilizam o mesmo número de inscrição e senha do Enem para se cadastrar no site oficial do SiSU (só são aceitos os que realizaram o último exame). Cada candidato pode escolher duas opções de cursos entre as vagas em instituições públicas. Ao escolher as opções, os participantes também devem escolher o modo de competição: cota ou competição ampla.

Abertas as inscrições, os candidatos podem consultar a “nota de corte”, que é a nota mínima do Enem para ingresso na vaga. Com base na pontuação, os participantes podem optar por continuar na disputa ou tentar outros cursos. As notas são lançadas todos os dias à meia-noite, 7h, 12h, 17h30 e 20h (horário de Brasília).

Poucos dias após a inscrição, os participantes podem conferir os resultados do SiSU 2022 na página oficial do programa. O candidato selecionado deve estar inscrito na universidade para obter uma vaga. Por exemplo, certos cursos podem exigir testes adicionais para habilidades específicas. Havendo vaga, o candidato que não passou nas duas chamadas do Sisu, pode se inscrever na lista de espera.

Cronograma SISU 2022

O Ministério da Educação (MEC) publicou o edital sobre o Sistema de Seleção Única (Sisu) do primeiro semestre de 2021 no Diário Oficial da União, na quinta-feira, 11 de fevereiro.

Sisu

O documento orienta a condução da seleção no primeiro semestre e anuncia o prazo de inscrições para o Sisu 2022/1. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente pelo site, de 6 a 9 de abril.

Confira o cronograma do Sisu 2022 completo:

  • 6 a 9 de abril – período de inscrição
  • 13 de abril – resultado da chamada única para o primeiro semestre
  • 14 a 19 de abril – prazo para matrícula
  • 13 a 19 de abril – período para participar da lista de espera

Tipos de cursos oferecidos pelo SISU 2022

Os cursos de graduação são oferecidos em universidades públicas e faculdades nas esferas: municipal, estadual e federal. Os cursos são disponibilizados em 3 campos distintos, que são:

Técnico

Os cursos técnicos ou tecnólogos têm duração de 2 a 3 anos, possibilitando ao aluno uma rápida inserção no mercado de trabalho de forma qualificada. O foco aqui é a preparação para o mercado de trabalho. As disciplinas são mais práticas e voltadas para situações no ambiente profissional.

Bacharelado

Por outro lado, a duração do curso de bacharelado é maior, variando de 4 a 6 anos, e está voltado para a área de pesquisa, que tem se aprofundado tanto na parte prática quanto na teórica.

Licenciatura

Os cursos de graduação são destinados a pessoas que pretendem atuar na área de educação, oferecendo cursos para alunos da educação básica – geralmente do ensino fundamental ao médio. A duração é semelhante à de um curso de bacharelado.

Todos os modelos são reconhecidos pelo MEC, possibilitando que os alunos formados possam dar continuidade aos estudos em cursos futuros de pós-graduação.

Quem pode se inscrever no SISU 2022?

Candidatos que participaram do último ENEM e não zeraram a redação podem se inscrever no Sisu. Já aqueles que fizeram o processo como treineiro não poderão participar do programa.

Em cada versão do SiSU, o candidato pode escolher até duas opções de cursos no momento da inscrição. O aluno também deve indicar qual é sua primeira escolha e qual é sua segunda.

Geralmente, não há limite para o número de vezes que você pode se inscrever no SiSU – ou seja, os candidatos que se inscreveram na versão do ano anterior podem participar da nova versão do programa.

Vale ressaltar que de acordo com a Lei nº 1.089 de 11 de novembro de 2009, os alunos de graduação não podem ocupar duas vagas em instituições públicas de ensino superior ao mesmo tempo.

Inscrições SISU 2022

A boa notícia é que o cadastro é feito de forma online, para que você possa efetivar a sua inscrição e começar a concorrer as bolsas, siga o passo a passo que preparamos abaixo:

Sisu

Passo 1: Para se cadastrar no SiSU 2022, é necessário ter o número do cadastro do Enem e a senha do ano anterior;


Passo 2: De posse dos dados, você fará o login no site oficial do SiSU: https://sisualuno.mec.gov.br/#/login;


Passo 3: Em seguida, você deverá escolher duas opções de curso diferentes. A primeira escolha deve ser sua escolha principal, e a segunda opção. Depois de escolher um curso, você escolhe se deseja concorrer a vagas relacionadas à Lei de Cotas ou de ampla concorrência;


Passo 4: Após a definição do curso, obterá informações sobre os documentos necessários para a matrícula no curso selecionado. Para alguns será preciso apresentar comprovante de renda, certificado de conclusão do ensino médio, etc;


Passo 5: Fique atento porque esses documentos são essenciais para o registro se você for aprovado.


Passo 6: Após acessar a plataforma, selecione o curso desejado adicionando um filtro de pesquisa. Você pode filtrar por turno, local e instituição para facilitar a escolha de suas opções.


Passo 7: Este programa dá a você a oportunidade de escolher dois cursos em ordem de prioridade, que podem ser alterados posteriormente durante o registro. É importante saber que se você passar no primeiro curso, é impossível escolher o segundo curso.


Agora que já está cadastrado no SiSU 2022, basta acompanhar as notas de corte para saber seu desempenho na disputa. Se mudar de ideia, você pode alterar as opções do curso durante o período de inscrição.

Ao término do período de inscrições Sisu 2022, o sistema selecionará os candidatos com base nas notas do Enem e os alocará nas vagas previstas. Para garantir as vagas, os candidatos devem fazer a matrícula no prazo estipulado no cronograma do SiSU.

Nota de corte SISU 2022

De acordo com os registros, foram 232.000 vagas pelas notas de corte, em 2020 e outras 50.000 vagas em junho. Para os alunos formados em escolas públicas, as notas de corte do SiSU são 6% menores nas cotas. Por exemplo, no curso de Medicina, você pode inserir 744,8 pontos para a cota em média. 48,4 pontos a menos do que disputas de ampla concorrência.

Mesmo na batalha da “ampla concorrência” em faculdades, universidades com pouca demanda, as notas de corte também serão inferiores.

Nota de corte SISU 2022

O que é a nota de corte do SiSU?

Esta é equivalente à nota do último candidato aprovado no curso. É calculada pelo sistema com base no número de vagas disponíveis por número de inscritos e modalidade, portanto não é uma nota fixa.

Na verdade, entre o primeiro e o último dia de registro, a nota de corte pode ter drasticamente mudado.

Como a nota é fornecida pela manhã e o período de inscrições termina às 23h59 do último dia, maior que o nível de corte publicado não garante posição no resultado final. Ainda é necessário calcular o desempate dos candidatos e a última nota de corte.

Qual a diferença entre nota mínima e nota de corte no Sisu?

Definida pela instituição de ensino, a nota mínima tem a finalidade de limitar os candidatos que tem notas inferiores às definidas. A pontuação mínima pode ser para uma área isolada do conhecimento, ou para a pontuação média total obtida no Enem, com ou sem a redação.

A nota de corte é calculada automaticamente pelo sistema Sisu com base nas notas obtidas pelos candidatos inscritos no curso. Ao contrário do primeiro, as notas de corte não são exclusivas, mas podem ser usadas como um guia para os candidatos.

Como calcular a nota de corte do Sisu?

Como explicamos, a taxa de corte é variável porque depende do número de candidatos inscritos e do número de vagas oferecidas. No entanto é possível fazer uma média das notas de corte dos processos que já foram encerrados.

Qual a nota mínima para entrar no Sisu 2022?

Não há nota mínima para a participação no processo seletivo do Sistema Único de Seleção (Sisu). Os candidatos precisam apenas fazer a última versão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sem ter zerado a redação.

No entanto, algumas instituições de ensino usam notas mínimas e / ou médias mínimas em certas áreas do conhecimento e / ou na forma escrita para admitir determinados cursos. Nesse caso, o sistema notificará os candidatos com notas inferiores às apuradas pela universidade e não poderão se candidatar à vaga.

Como ver a nota de corte do Sisu?

No período de inscrições do Sisu 2022, o sistema calcula a nota parcial de cada curso uma vez ao dia. A nota de corte é a nota do candidato que possivelmente conquistou a última vaga antes do cálculo. Acesse a plataforma do Sisu e clique em “Meu Boletim” para conferir as notas de corte dos cursos em que está concorrendo.

Lista de espera SISU 2022

A lista de espera do SiSU é para candidatos que não foram aprovados em nenhuma opção de curso no sistema de seleção unificado. Esta é a segunda oportunidade, onde as vagas não preenchidas ficam disponíveis para aqueles que ainda não foram selecionados.

Sisu

Quem pode participar da lista de espera?

Podem participar da lista de espera os alunos que se inscreveram no SiSU no período normal e não foram chamados para nenhuma seleção de curso.

Após a publicação dos editais regulares na Internet, abre-se o período de inscrições. Portanto, após a realização da chamada regular, o aluno deverá visitar a área onde o candidato está localizado no site do SiSU e marcar a opção “Participar da Lista de Espera”.

Chamadas da lista de espera

Após o prazo para participação na lista de espera, o Ministério da Educação (MEC) encaminhará a lista de participantes interessados às instituições para preenchimento das vagas remanescentes.

Os documentos exigidos e os prazos de inscrição variam de instituição para instituição, portanto, nesta fase, os candidatos devem prestar atenção redobrada a todas as exigências.

Site do SISU 2022

Site do SISU 2022

Para acessar o site do SISU 2022 (Sistema de Seleção Unificada) basta acessar o site que indicamos no tópico de inscrições.

Nele você encontrará informações detalhadas sobre o que é o programa, e também:

  • O cronograma;
  • Como participar;
  • As vagas disponíveis;
  • Dúvidas mais frequentes;
  • Relatórios;
  • Toda a legislação.

E ainda, caso o candidato tenha alguma dúvida poderá entrar em contato, na aba “Contato” dentro da plataforma.

Resultado SISU 2022

O sistema seletivo unificado permite o acesso às cotas de universidades públicas de todo o país. Se aprovado, o candidato deve visitar o site da instituição para obter mais informações sobre o processo de inscrição.

Geralmente, os documentos devem ser entregues entre 20 de janeiro e 4 de fevereiro. Os que perderem o prazo serão desclassificados, e eventuais novas convocações liberarão as vagas remanescentes na primeira convocação.

Resultado SISU 2022
  • Acesse o site do Sisu (sisu.mec.gov.br)
  • Clique em “Lista Selecionada” para pesquisar a instituição que você deseja cursar
  • Se necessário, você pode visualizar o boletim informativo e as informações pessoais do conteúdo selecionado.

Qual a diferença entre SiSU, Prouni e Fies?

ProUni

O ProUni foi criado em 2004 por meio da Lei nº 11.096 para oferecer bolsas de estudo a alunos de baixa renda. Com base nas notas obtidas pelos alunos do Enem, o Prouni oferece bolsas integrais ou parciais (100% e 50%). Por isso, é necessário ter participado do último ENEM, obter 450 pontos ou mais na prova, e não ter sido desclassificado na redação.

Prouni

Além disso, os candidatos necessitam atender a alguns requisitos, tais como:

  • Deve ser bolsista integral, concluir todos os estudos de segundo grau na rede pública ou privada;
  • Não ter diploma universitário;
  • Podem se inscrever pessoas com necessidades especiais,
  • Professores da rede pública, exercendo magistério na educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente

Quem atende aos requisitos acima também precisa comprovar que a renda familiar mensal da bolsa integral não ultrapassa o salário-mínimo de 1,5 por pessoa, e não ultrapasse três, para o recebimento da bolsa parcial.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também foi instituído pelo Ministério da Educação. Sua finalidade é financiar o ensino superior para ingresso em universidades privadas, desde que devidamente admitidos. Para participar do programa, a instituição deve estar cadastrada no programa e seus cursos devem estar avaliados positivamente pelo MEC.

Fies

Atualmente, os alunos interessados ​​em ingressar no Fies também precisam fazer o ENEM desde 2010 (mesmo aqueles que já concluíram o ensino médio). Obter média de 450 pontos e não ter a redação zerada. Além disso, você deve fazer com que a renda familiar mensal total per capita não seja superior a 3 salários-mínimos.

O prazo para início da amortização da dívida é de 18 meses de carência após o término do curso. O devedor pode pagar em até três vezes o prazo de financiamento do curso, mais 12 meses.

Bolsas Sisu 2022

Ao contrário de outros programas, o SiSU não oferece bolsas de estudo, como Educa Mais Brasil ou Prouni, mas oferece oportunidades de ingresso em instituições públicas de ensino superior. Por meio do Sisu 2022, os candidatos podem buscar uma vaga em universidades e escolas técnicas por meio dos resultados obtidos no Enem.


O benefício de participar do Sisu 2022 é que você consegue uma vaga em uma instituição pública. Todos os que são aprovados garantem vão para a faculdade gratuitamente. Além disso, como é utilizado o nível do Enem, não há necessidade de realização de vestibular.

Portanto, não há necessidade de se preocupar com as várias etapas do processo seletivo, pois embora o Enem tenha dure dois dias, não há etapas. Ele é divido apenas para reduzir o desgaste dos participantes, resultando em uma nota única.

A principal desvantagem é que as notas de corte de Sisu costumam ser muito altas. Isso porque a competição é muito acirrada, por isso é mais difícil entrar no ensino superior por meio dela.

Além disso, as notas de corte alteram diariamente, sendo recalculada com base em novas inscrições registradas. Portanto, quem não atingir a nota mínima será automaticamente excluído do processo seletivo. Então, gostou do post de hoje sobre o SiSU 2022? Deixe nos comentários abaixo, sua opinião é muito importante para nós. Até a próxima.

Deixe seu comentário