Vegetação devastada por redemoinho de vento e fogo em Colômbia SP

Um redemoinho de fogo e vento que assustou os moradores de Colômbia (SP) foi registrado ainda no dia 20. Segundo moradores próximos ao local, não havia muito o que ser feito. Era uma questão apenas de tentar ao máximo combater as chamas.

Os moradores também registraram imagens muito interessantes dos acontecimentos que atingiram áreas de plantação e até mesmo de preservação da floresta.

Os vídeos produzidos mostram uma grande formação de fogo que foi capaz de destruir cerca de 1,5 hectares de terreno no período que se estendeu do dia 17, nesta última sexta-feira, até dia 20, segunda-feira.

Redemoinho de fogo

Por sorte e cuidado dos moradores da região, não houve ninguém ferido. No entanto, é claro que o tamanho daquele redemoinho de fogo assustou muita gente!

Segundo relatos de um morador da região, que fez o vídeo, redemoinhos são comuns no local, mas esse de agora realmente causou um pouco de medo nele. Isso porque não havia o que fazer se não tentar apagar as chamas e em meio aquele cenário era um pouco assustador tentar fazer isso.

No entanto, esse é também um dos acontecimentos que a ciência pode explicar. Segundo alguns materialistas, esse redemoinho de fogo e vento acontece principalmente em dias de calor extremo, quando o solo começa a apresentar algumas áreas de maior pressão, assim como temperatura. Então, em algumas áreas o ar consegue se locomover em espiral, causando esse efeito que foi visto.

Redemoinho de fogo

Maria Inácia Macedo Freitas, que é coordenadora do planejamento de defesa Civil do local, afirma que a região da Colômbia é muito quente e que naquela região já se supera os 40 °C sem muitas dificuldades.

Voltando agora aos relatórios de Jacinto (que fez o vídeo), a verdade é que a velocidade do fenômeno não assustou muito, porém, sua proporção conseguiu fazer isso. No final, não durou mais de 2 horas, mas levou uma grande destruição por onde passou.

Inclusive durante o vídeo é possível notar uma árvore pegando fogo em meio a toda plantação. No final, apesar de ser claro que os ventos não eram capazes de levar telhados ou casas apenas com sua força, ele era capaz de levar fogo por onde passava e isso sim representou um grande problema.

Apesar de uma situação atípica e não tão demorada assim, causou muitos problemas. Foram chamados muitos caminhões pipas para tentar conter a chama. Além disso, tratores e aviões agrícolas também estavam lá.

Por fim, somente no final da tarde com uma mudança na temperatura é que o redemoinho acabou parando de vez.

Redemoinho de fogo

Para o fazendeiro não havia muito o que fazer já que a proporção daquele acontecimento era de fato enorme. Os incêndios na Colômbia estão se tornando um pouco comuns, mas basta pensar que durante muito tempo essa era a realidade para muitos que estavam ali para entender que mesmo sendo comum ainda é assustador.

Vale lembrar também que esses acontecimentos têm aparecido mais em decorrência do calor. Apesar dessa época do ano ser mais propensa a isso, a verdade é que esses fenômenos têm acontecido em outros momentos também e o que mais assusta é a intensidade.