UFPA com inscrições para processos seletivos em 2022. Saiba mais!

UFPA 2022

A universidade UFPA do Pará abriu nesta última sexta-feira, dia 1° de outubro, inscrições para o processo seletivo (PS), para 2022. Podem participar pessoas que se inscreveram no ENEM de 2021. O processo irá deixar as inscrições abertas até o dia 19 de novembro.

Se você deseja saber mais como acontecerá esse processo e se poderá participar dele, vamos mostrar aqui algumas informações que são bastante úteis nesse momento. Vamos lá!

Processos Seletivos UFPA 2022

Para aqueles estudantes que passaram toda a vida estudando em escolas públicas ou em particulares com bolsa integral é possível até mesmo solicitar a taxa de isenção. Nesse caso, o prazo é o mesmo, até dia 19 de novembro o estudante deverá ter feito esse processo.

Processo Seletivo UFPA 2022

Os pedidos de isenção podem ser feitos a partir do site do CEPS, a partir de um formulário bem específico para tal ação. Todo o resultado será divulgado a partir do dia 23 de novembro, por isso é tão importante estar atento aos prazos e garantir sua entrada no processo.

Vagas

No total são 7.531 vagas que serão ofertadas para o processo seletivo da instituição em 2022, cerca de 176 vagas a mais que o último vestibular que ocorreu. Essas vagas também são para locais específicos e estão na lista localidades como: Acará, Abaetetuba, Altamira, Baião, Mão do Rio, Castanhal, Cametá, Oeiras do Pará e algumas outras regiões. Para consultar melhor se a sua localidade está na lista, pode entrar no site oficial da UFPA.

Nesta edição também será possível contar com um novo curso, a Engenharia Costeira e Oceânica, esse será oferecido para a unidade de Salinópolis. Essa graduação, apesar de ser conhecida em outras regiões, é inédita na Amazônia, então é uma boa opção para alguns estudantes.

Cotas UFPA 2022

Agora, falando um pouco das cotas, saiba que elas irão se apresentar sim. Por ser uma universidade federal, a UFPA também deve possuir uma certa quantidade de vagas direcionadas apenas para estudantes que fizeram todo seu ensino médio em escola pública. Essa quantidade é de aproximadamente 50%.

Dentro dessas cotas, no entanto, há também as destinadas apenas para pessoas pretas, pardos e também para indígenas. Além disso, estudantes com baixa renda e pessoas com deficiência podem fazer esse processo.

E por fim, ainda nas cotas, cada curso oferecido na instituição deve possuir também uma vaga destinada a pessoas com deficiência.

Outro ponto importante para falar sobre o processo de forma mais geral, é a possibilidade de uma reoferta rápida. Isso porque assim que acontecer de mudar alguma vaga, ou dessa mesmo não ser aceita por quem passou, ela ficará disponível rapidamente no sistema para que outros estudantes consigam participar delas.

Há também alguns descontos que podem ser considerados. Você pode notar a grande complexidade e as possibilidades que o vestibular pode oferecer.


Dessa forma, a melhor maneira de fazer isso é a partir do acesso ao site. Isso porque nele é possível saber tudo sobre o processo de uma maneira muito resumida. O local é feito também para que faça sua inscrição. Lembrando que ela está aberta até 19 de novembro.