UFPA com inscrições para processos seletivos em 2022. Saiba mais!

A universidade da UFPA no Pará abriu nesta última sexta-feira, 1º de outubro, as inscrições para o processo seletivo (PS), para o ano de 2022. Pessoas que se inscreveram no ENEM 2021 podem participar. O processo deixará as inscrições abertas até o dia 19 de novembro.

Se você quiser saber mais sobre como acontecerá esse processo e se puder participar, mostraremos aqui algumas informações que são muito úteis no momento. Vamos!

Processos Seletivos UFPA 2022

Para os alunos que passaram a vida inteira estudando em escolas públicas ou privadas com bolsa integral, é até possível solicitar isenção de taxa. Nesse caso, o prazo é o mesmo, até 19 de novembro, o aluno deve ter concluído este processo.

Processo Seletivo UFPA 2022

Os pedidos de isenção podem ser feitos no sítio do CEPS, utilizando um formulário muito específico para tal. Todo o resultado será divulgado a partir do dia 23 de novembro, por isso é tão importante estar atento aos prazos e garantir a sua entrada no processo.

vagas

Ao todo, serão oferecidas 7.531 vagas para o processo seletivo da instituição em 2022, cerca de 176 vagas a mais que o último vestibular realizado. Essas vagas também são para localidades específicas e constam da lista de localidades como: Acará, Abaetetuba, Altamira, Baião, Mão do Rio, Castanhal, Cametá, Oeiras do Pará e algumas outras regiões. Para verificar melhor se sua localização consta da lista, você pode acessar o site oficial da UFPA.

Nesta edição, também será possível ter um novo curso, Engenharia Costeira e Oceânica, que será oferecido para a unidade de Salinópolis. Essa graduação, apesar de ser conhecida em outras regiões, é inédita na Amazônia, por isso é uma boa opção para alguns alunos.

UFPA 2022 quotas

Agora, falando um pouco sobre as cotas, saiba que elas vão se apresentar. Por ser uma universidade federal, a UFPA também deve ter uma determinada quantidade de vagas destinadas apenas a alunos que tenham concluído todo o ensino médio em escolas públicas. Esse valor é de aproximadamente 50%.

Dentro dessas cotas, porém, existem também aquelas destinadas apenas para negros, pardos e também para indígenas. Além disso, alunos de baixa renda e pessoas com deficiência podem fazer esse processo.

E por fim, ainda nas cotas, cada curso oferecido na instituição também deve ter uma vaga para pessoas com deficiência.

Outro ponto importante para falar sobre o processo de forma mais geral é a possibilidade de uma nova oferta rápida. Isso porque assim que uma vaga for alterada, ou não for aceita pelos aprovados, ela será disponibilizada rapidamente no sistema para que outros alunos possam participar.

Existem também alguns descontos que podem ser considerados. Percebe-se a grande complexidade e possibilidades que o vestibular pode oferecer.


Portanto, a melhor maneira de fazer isso é acessando o site. Isso porque é possível saber tudo sobre o processo de forma bastante resumida. O local também é feito para você se cadastrar. Lembrando que fica aberto até o dia 19 de novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.