PIS 2022 – Consulta, Calendário, Número, Saldo, Saque, Valor
O PIS 2022 (Programa de Integração Social) e a COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) são tributos federais que incidem sobre o faturamento das empresas. O PIS destina-se ao financiamento do sistema de seguro-desemprego e a COFINS ao custeio da Previdência Social.
Além do PIS e da COFINS, existe também o Pasep, que é a abreviatura de “Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público”. Por meio desses programas, empresas e instituições públicas podem depositar doações no fundo de seus funcionários, o Fundo PIS Pasep. Atualmente, os recursos são um fundo que é utilizado para pagar salários e seguro-desemprego.
Na postagem de hoje você entenderá tudo sobre o PIS 2022 e por que ele é importante para os trabalhadores. Verificação de saída!
PIS 2022
O Programa de Integração Social (PIS) foi implantado por meio da Lei Complementar nº 7/1970. O plano tenta integrar os funcionários do setor privado ao desenvolvimento da empresa. A Caixa Econômica Federal é a responsável pelo pagamento do PIS.
Os empregados podem obter benefícios como seguro-desemprego e FGTS por meio do PIS. Para se qualificar ao PIS 2022, o cidadão deve estar inscrito no programa no primeiro emprego.
Este registro é obrigatório e só pode ser feito uma vez (o processo não precisa ser repetido toda vez que você muda de emprego). Por exemplo, se quiser sacar o FGTS, é necessário ter o número do PIS. Pode consultar este código através do serviço telefónico Caixa PIS.
Portanto, o PIS não é responsabilidade apenas do empregador, que deve pagar este imposto, mas também o direito do trabalhador de retirar o salário.
Quem tem direito ao PIS 2022?
Para fazer parte do PIS, o trabalhador deve atender a determinados requisitos definidos pelo governo federal. Verifique as condições exigidas abaixo:
- Carteira assinada há pelo menos cinco anos;
- Ter recebido remuneração média mensal de até dois salários mínimos no ano base;
- Ter exercido atividade remunerada por Pessoa Jurídica, há pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no
- ano base considerado para cálculo;
- Tenha seus dados informados corretamente pelo empregador (Pessoa Jurídica) na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Os trabalhadores por conta própria também podem inscrever-se no PIS 2022. Para tal, é necessária a agência da Caixa mais próxima. O banco cadastrará os trabalhadores autônomos de acordo com o “Regime Feral da Previdência Social” e fornecerá o número de registro do trabalhador no NIS.
Para Pasep, os seguintes requisitos devem ser atendidos:
- Estar cadastrado no Pasep há pelo menos cinco anos;
- Ter auferido, no ano base de referência, média mensal de até 2 salários mínimos (somatório das remunerações
- ganhos e relatados por um ou mais empregadores);
- Ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano base;
- Ser corretamente informado na Relação Anual de Informações Sociais – RAIS – do ano-base em questão.
O cadastramento no Pasep é feito a partir da contratação do trabalhador em empresa do setor público.
Você pode se inscrever pelo aplicativo Caixa Trabalhador, no serviço da Caixa ou consultar o seu benefício e valores disponíveis, diretamente pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (0800-726-0207) ou pelo site www.caixa.gov.br/abonosalarial.
Como registrar o PIS 2022
Após a formalização do trabalhador, o empregador cadastra um novo trabalhador no Pis Caixa. O proletariado também pode se registrar. Veja:
- Access Dataprev – https://portal3.dataprev.gov.br;
- Após entrar no portal, clique na opção “Cadastrar-se”;
- Em seguida, clique em “Membros”;
- Por fim, preencha os dados e, ao final do processo, poderá ser emitido o número de registro.
Consulte PIS 2022
O abono salarial é o 14º salário dos trabalhadores de baixa renda. A função do PIS (Programa de Integração Social) e do Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é integrar a renda das pessoas que trabalharam pelo menos 30 dias no ano anterior e possuem carteira de trabalho assinada. anos, tendo recebido, no máximo, dois salários mínimos mensais.
Além dessas regras, para receber esse abono salarial, a empresa onde o beneficiário trabalhava também deve ter informado corretamente o governo sobre seus dados. Os pagamentos são feitos aos funcionários do setor privado por meio da Caixa, enquanto o Banco do Brasil é feito aos funcionários públicos. A data de pagamento do PIS 2022 varia de acordo com o mês de seu nascimento.
Felizmente, se não tem a certeza se tem direito a este benefício, pode facilmente utilizar um telemóvel Android ou iOS (sistema operativo iPhone) para consultar o PIS 2020 através da aplicação Caixa Trabalhador.
- Aceda ao Google Play ou à App Store e descarregue a aplicação Caixa Trabalhador;
- Se você já instalou, basta atualizá-lo para a versão mais recente;
- Abra o aplicativo normalmente e clique em “Acessar”;
- Faça o login na sua conta Caixa, vá em “Consultoria”
- Em seguida, clique em “Exercício Atual”;
- Verifique suas informações de salário e subsídio.
Além de consultar diretamente o seu subsídio salarial, a app Caixa PIS permite ainda realizar simulações e outros serviços de forma totalmente gratuita.
Consulte o número PIS
O empregado utiliza os números do PIS para verificar se tem direito a determinados benefícios, como abono salarial e retirada de cotas do PIS. A diferença entre PIS x PASEP é que um é vinculado a funcionário privado da ativa (PIS) e o outro é servidor público (Pasep).
O número do PIS 2022 é igual ao NIS (Social Identification Number) e ao NIT (Worker Identification Number). Esses números podem ser encontrados em alguns documentos:
- cartão de trabalho
- Extrato do FGTS (Fundo de Garantia do Empregado)
- Cartão de Cidadão (apenas para PIS)
- Agência Caixa, com documento oficial com foto (somente para PIS)
- Agência Banco do Brasil, com RG e CPF (somente para Pasep)
A maneira mais fácil de encontrar seu número PIS com seu CPF com você é acessando o site Meu INSS. Essa ferramenta concentra uma variedade de serviços, além de consultar o PIS 2022, você também pode verificar o seu tempo de contribuição.
Basta seguir algumas etapas:
- Access the My INSS portal;
- Clique em “Entrar”;
- Selecione “Crie sua conta” com a opção de utilizar o número do CPF;
- Preencha os dados solicitados (CPF, data de nascimento, nome e nome da mãe);
- Siga as instruções de confirmação;
- Crie uma senha para o seu CPF;
- Faça o login agora com sua senha;
- Confirme as informações necessárias sobre sua contribuição nos últimos anos.
- Ao clicar no canto superior esquerdo, em “Meu Registro”, você verá os dados do usuário. No final, na parte inferior, o NIT / PIS.
Outra forma de obter o número do PIS é por meio do site do CNIS, o Cadastro Nacional de Informações Sociais. Basta seguir estas etapas:
- Acesse o site do CNIS;
- Escolha o item “Cidadão”;
- No canto superior esquerdo, clique em “Assinatura”;
- Escolha a opção “Afiliado”;
- Preencha os campos com seus dados pessoais;
- Após clicar em continuar, uma faixa vermelha com seu NIT aparecerá. Este é o seu número PIS ou Pasep.
Retirada PIS 2022
O trabalhador correntista do Caixa PIS pode receber automaticamente o saldo da sua conta de acordo com o calendário de pagamentos. Os saques com o cartão de cidadão podem ser feitos em:
- Caixa branches
- Caixas eletrônicos
- casas de loteria
- Postagens de caixa correspondentes
Você também pode fazer um pedido de saque na opção “Meu Saque” do app FGTS.
Por outro lado, para os trabalhadores não correntistas da Caixa, o dinheiro fica guardado no Poupança Social Digital, podendo ser processado através da aplicação Caixa Tem.
No PASEP, o cliente Banco do Brasil pode sacar e sacar dinheiro diretamente de sua conta. Outros podem ser pagos no TED ou sair em qualquer agência.
Valor PIS 2022
O pagamento do abono salarial PIS 2022 (ano base 2021) foi concluído em fevereiro, e R $ 17 bilhões foram pagos a 22,2 milhões de trabalhadores elegíveis a esse benefício. Em 30 de junho de 2021, aqueles que ainda não se retiraram devem estar atentos.
O abono salarial pode chegar a R $ 1.100,00. Para receber o pagamento integral, você deve trabalhar ao longo de 2019. Quem trabalhou apenas alguns meses receberá o valor rateado
Anualmente, o valor do PIS PASEP 2022 e demais benefícios são reajustados de acordo com o valor do salário mínimo. No dia 1º de janeiro, entraram em vigor as “Medidas Provisórias” e foram assinadas pelo presidente Jair Bolsonaro, estabelecendo um salário mínimo de R $ 1.100. Portanto, o valor máximo do PIS PASEP em 2022 é um salário mínimo.
Em suma, o valor dos benefícios leva em consideração a quantidade de meses de trabalho, no mínimo 30 dias de serviço. No entanto, quem trabalhar durante todo o ano receberá o salário mínimo. Portanto, o valor do PIS / PASEP 2021 varia entre a cota máxima (R $ 1.100) e a cota mínima (R $ 91,66). Assim, a cota máxima é paga para quem trabalha 12 meses inteiros.
A data de pagamento está de acordo com o calendário oficial, que inclui o mês de nascimento. O valor do abono deve variar de acordo com a soma da jornada de trabalho.
Portanto, considerando o valor atual do salário mínimo de R $ 1.100. O valor calculado com base no número de meses trabalhados é:
- Quem trabalhou 1 mês deve receber: R $ 92,00;
- Quem trabalhou 2 meses deve receber: R $ 184;
- Quem trabalhou 3 meses deve receber: R $ 275;
- Quem trabalhou 4 meses deve receber: R $ 367;
- Quem trabalhou 5 meses deve receber: R $ 459;
- Quem trabalhou 6 meses deve receber: R $ 550;
- Quem trabalhou 7 meses deve receber: R $ 642;
- Quem trabalhou 8 meses deve receber: R $ 734;
- Quem trabalhou 9 meses deve receber: R $ 825;
- Quem trabalhou por 10 meses deve receber: R $ 917;
- Quem trabalhou 11 meses receberá: R $ 1.009;
- Por fim, quem trabalhou 12 meses deve receber: R $ 1.100.
Escala 2022
Os trabalhadores de baixa renda que desejam sacar o valor do benefício podem consultar o saldo do PIS 2022. Para empresas privadas, você pode conferir o PIS no site da Caixa Econômica Federal.
- Acesse a aba “PIS” do site da Caixa;
- Clique em “Consultar pagamento”;
- Faça o login e digite seu e-mail, número NIS ou CPF;
- Digite a senha.
Você pode consultar o PASEP pelo aplicativo ou ligar para a central de atendimento bancário: 4004-0001 (principais cidades e regiões metropolitanas) e 0800 729 0001 (demais cidades). Além disso, o saldo pode ser obtido no site do Banco do Brasil.
Calendário PIS 2022
Os trabalhadores que receberiam o auxílio Pis / Pasep terão que esperar até o ano que vem para recebê-lo. Na decisão unânime do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), representantes dos trabalhadores, empregadores e governo optaram por adiar para 2022 o próximo calendário do Pis / Pasep.
O valor seria pago aos brasileiros que assinaram carteira de trabalho assinada em 2020 a partir de julho deste ano. Milhões de pessoas até esperavam receber esse pagamento antes do prazo, porque o Ministério da Economia esperava que a antecipação do Pis fosse uma medida de recuperação econômica durante o período de recuperação econômica. Pandemia.
O pagamento geralmente começa no segundo semestre e vai até o primeiro semestre do ano seguinte. Depósitos no calendário Pis / Pasep 2020/2021 (para quem trabalhou em 2019) os depósitos começaram em junho do ano passado, para correntistas da Caixa e do Banco do Brasil, e continuaram até julho, de acordo com o nascimento do trabalhador do mês. Para os nascidos em maio e junho, o pagamento continuaria até março, mas por decisão do governo, o cronograma foi adiado para fevereiro.
Para os nascidos entre janeiro e junho, os benefícios serão creditados ao salário mínimo atualizado em 2021 (1.100 reais). Também têm direito ao PIS os trabalhadores nascidos entre julho e dezembro ou com número final de inscrição entre 0 e 4, que ainda não tenham retirado o benefício.
O Ministério da Economia prevê que os pagamentos para 2020 começarão em janeiro de 2022, e os pagamentos para todos os grupos deverão cair com o salário mínimo atualizado para esse ano.
Segundo o Ministério da Economia, a alteração da forma de pagamento será efetuada uma vez por ano) seguindo as recomendações da Controladoria-Geral da União e visa o cumprimento das normas contábeis e financeiras.
PIS para MEI
O PIS na contabilidade de todo empresário em busca de sucesso deve estar sempre atualizado, para evitar qualquer tipo de problema com a Receita Federal. Mas como funciona o PIS 2022 para quem é MEI? Aqui estão alguns detalhes importantes sobre o PIS para MEI:
A MEI é empreendedora, possui negócio próprio, pelo que não tem direito ao abono salarial, a menos que exerça outra atividade com carteira de trabalho assinada. Além disso, o MEI que possui empregados deve cadastrá-los no PIS para que recebam o abono salarial.
Gostou do post de hoje sobre o PIS 2022? Deixe nos comentários abaixo, sua opinião é muito importante para nós. E não se esqueça de compartilhar esse texto em suas redes sociais, para que outras pessoas também tenham acesso a esse conteúdo. Para o próximo.
Deixe um comentário