Vômito de baleia: o ouro aquático que pode valer milhões

Vômito de baleia vale realmente dinheiro? Pois é, apesar de parecer bem estranho, é um fato que esse tipo de “produto” pode valer não apenas um valor, mas um bom valor! 

Nessa última sexta-feira foi noticiado que um pescador da Tailândia encontrou um pedaço de vômito de baleia com aproximadamente 30 kg. A notícia que surpreende mesmo é que apenas essa pequena quantidade pode valer cerca de 7 milhões de reais, mas é de fato um pouco estranho tanto valor para algo assim, não é? Então vamos ver um pouco mais sobre ele e porque é tão valioso.

Não é tão simples definir o valor para esse vômito porque não é exatamente ele que vale o dinheiro. Quando falamos disso devemos citar imediatamente a possível presença de componentes como o âmbar cinzento ou o gris, que é frequentemente encontrado no estômago desses animais. 

Vômito de baleia

Ele sim é considerado um material de muito valor porque é uma matéria prima muito rara, um produto gorduroso muito utilizado no mundo da perfumaria. Bem, para esse pescador aconteceu uma mudança grande na sua vida já que esse é com certeza um dos achados que mudaria completamente a vida da pessoa. 

O item também já foi utilizado como medicamento afrodisíaco, ao longo da história e suas propriedades vão muito além disso.

Quando está fresco possui um cheiro muito parecido com o de fezes, no entanto, a mudança em seu aroma acontece quando ele é exposto à luz solar e ao ar, assim ganha um odor doce e terroso. Pode-se dizer que ele fica próximo ao cheiro do álcool isopropílico.

Apesar de ser produzido no intestino da baleia, não é toda espécie que faz isso, na verdade, apenas a cachalote é capaz de produzir em boa quantidade. Ele é formado na vesícula biliar e une diversos tipos de materiais que são encontrados com certa facilidade.

Vômito de baleia

Sendo assim, por seu grande valor, o âmbar gris também já foi chamado de ouro flutuante por algumas pessoas, na antiguidade. No entanto, naquela época sua origem era completamente desconhecida e ignorada. E também havia a crença de que ele possuía propriedades curativas mágicas.

Muitos desses povos também faziam cerimônias com esse material, já que para ele oferecer para os deuses algo do tipo era um sinal de reverência, principalmente para aqueles deuses que, segundo suas crenças, regiam o mar. Os chineses, por sua vez, acreditam que o âmbar era produzido por dragões que habitavam em cavernas no alto mar.

Bem, agora voltando um pouco para o presente, dá para dizer que no mundo da perfumaria alguns perfumes ganham esse produto, geralmente os mais famosos como é o caso do francês Chanel N°5. 

Por fim, apenas uma grama do âmbar gris pode valer aproximadamente US$ 25,00, o que justifica porque 30 kg pode valer até mesmo 7 milhões de reais. E uma curiosidade interessante é que apesar de ser chamado de vômito de baleia, as cachalotes não são exatamente baleias, mas pertencem a mesma ordem das mesmas.