O pix noturno será possível apenas com limite de transação. Entenda melhor!

Pix com limitação? Sim! Tudo começou na segunda-feira (4). As transferências noturnas agora exigem um valor máximo. Em geral, o sistema estipulava isso para o horário de 20:00 às 6:00 da manhã. No resto do dia, porém, tudo acontecerá da mesma forma, não haverá limites neste caso.

A medida que foi aprovada pelo banco central tem alguns objetivos, e é disso que falaremos um pouco mais agora.

Bem, a verdade é que com o pix tudo mudou. As transações financeiras tornaram-se muito rápidas. Seja uma transferência ou uma compra, a facilidade da tecnologia transformou o mundo de uma forma muito ágil, porém, isso trouxe alguns inconvenientes.

PIX

Segundo o Banco Central, o objetivo dessa estratégia é mudar drasticamente a segurança das pessoas. O objetivo é reduzir as fraudes e até mesmo os sequestros noturnos, mas vamos entender isso com mais detalhes.

O primeiro ponto é entender que a conta corporativa não foi afetada pelas novas regras. A restrição se aplica a transações de pix, bem como a ações de pagamento instantâneas. Foi válido também para as transferências interbancárias, pelo TED. O mesmo acontecia com recibos de pagamento e compras com cartão de débito. Realmente existem muitas restrições, mas tudo está de acordo para que o usuário não seja prejudicado.

É por isso também que os limites só existem durante o período noturno, pois neste período há mais dificuldades e ocorrências de roubos ou sequestros. O cliente também pode alterar os limites de transação no aplicativo do banco ou em qualquer canal de comunicação. Porém, vale lembrar que isso só acontecerá em um período mais longo, de 24 horas a 48 horas.

PIX

As instituições também oferecerão diferentes limites de movimento de pix durante o dia e a noite, como já está acontecendo. Obviamente, durante o turno da noite, o rendimento pode ser ainda menor.

Finalmente, e talvez o mais importante, será possível estabelecer que a conta pode receber um valor alto de uma pix e outras que serão realmente afetadas por este evento. Em geral, você poderá escolher quem pode pagar mais e quem pode pagar menos.

Além disso, só na semana passada o BC estabeleceu ainda mais medidas para combater crimes relacionados a transações. Eles entrarão em vigor a partir de 16 de novembro.

Alguns deles visam o bloqueio de pagamentos, como é o caso dos bloqueios referentes a particulares que podem ocorrer em períodos de até 72 horas, isto, claro, considerando que a conta beneficiada pode ser utilizada para fraude.

Com essas mudanças, algumas pessoas se sentem mais seguras, mas outras ainda se perguntam se essas medidas são as mais interessantes para a questão da segurança. Claro, isso é uma mudança, então só o tempo dirá se funcionará. No entanto, as medidas do BC possibilitam o cotidiano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.