FIES 2022 – Registro, Fiador, Alteração, Resultado

O Fundo de Financiamento ao Estudante, também conhecido pela sigla FIES 2022, é um programa do Ministério da Educação que visa oferecer graduação aos alunos do ensino superior (não gratuita), de acordo com o que dispõe a Lei 10.260 / 2001.

Em 2010, passou a operar em um novo formato: a taxa de juros do financiamento foi alterada para 3,4% ao ano, a carência para 18 meses e o prazo de amortização para 3 vezes – duração normal do curso, mais 12 meses.

O percentual de financiamento aumentou em 100% nos últimos anos e as inscrições passaram a ser feitas de forma contínua, permitindo que os alunos se candidatassem a financiamento em qualquer época do ano. E se você quiser saber mais detalhes sobre o aplicativo Fies e muito mais, é só seguir os tópicos abaixo. Vamos!

Novo FIES 2022

Para participar das inscrições do FIES 2022, o aluno deve se inscrever no programa por meio do site oficial. Se atender aos requisitos e for aprovado, o proponente assina contrato de financiamento com a instituição. O financiamento fornecido pelo programa oferece uma taxa de juros muito mais baixa do que o financiamento regular.

New FIES 2022

Ao longo do curso, o Fies ficará responsável pelo pagamento da mensalidade (ou percentual previsto em contrato) diretamente para a universidade. Em troca, os alunos só precisam pagar as despesas especificadas no contrato e pagar o custo total do seguro de vida (exigido no momento da contratação do empréstimo).

Após a formatura, os alunos devem começar a pagar o saldo devedor imediatamente. Caso o aluno encontre emprego ou abra negócio, o parcelamento será automaticamente descontado da fonte de renda, de acordo com cálculo do governo. O governo estima que o período máximo de reembolso da dívida seja de 14 anos.

O MEC anunciou algumas novas mudanças nos pontos de financiamento em seus dois modelos: Fies e P-Fies. Esses pontos são:

  • A partir de 2021, a nota mínima de corte para o texto do Enem é de 400 pontos;
  • Reduzir a possibilidade de vagas no ensino superior privado por meio de captação de recursos;
  • Possibilidade de investigação judicial de infratores;
  • Exigência de nota final para mudança de curso em instituições de ensino;
  • A partir do segundo semestre de 2020, os P-Fies não terão mais restrições de renda;
  • A partir do segundo semestre de 2020, as notas do Enem não são obrigadas a participar do P-Fies.

E com as mudanças e transformações do Novo Fies 2022, a taxa de juros efetiva para alunos pertencentes ao Método I (ou Método Fies) será zero, e para alunos que se qualificarem para o segundo e terceiro métodos (ou Método P-Fies), o a taxa varia de acordo com o banco.

Registro FIES 2022

Para o primeiro semestre de 2022, as inscrições estarão abertas de 26 a 29 de janeiro. O processo de escolha de um plano de auxílio financeiro ao aluno é feito inteiramente pela Internet, é gratuito e possui várias etapas. Entenda melhor o que precisa ser feito com as seguintes etapas:

FIES 2022 registration


Etapa 1: A primeira etapa é acessar o site do Fies: http://fies.mec.gov.br/ e informar os dados solicitados;


Etapa 2:: Os alunos pré-selecionados devem visitar novamente o site e ter até cinco dias para se inscrever e informar os dados financeiros a serem contratados;


Etapa 3: Após a inscrição, os alunos têm até dez dias para verificar as informações com a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino;


Passo 4:  Uma vez confirmada a informação, o aluno terá o prazo máximo de dez dias, sendo que o CPSA entrará em contato com o aluno no terceiro dia útil após a confirmação para comparecer no banco para assinatura do contrato de financiamento.


Fiador FIES 2022

A pergunta é bastante comum entre os que pretendem se candidatar a financiamento: quem pode ser o fiador do Fies 2022? Afinal, se por algum motivo o aluno que assinou o contrato não consegue pagar a dívida, é ele quem se responsabiliza pela garantia do empréstimo.

É importante ressaltar que, em relação aos programas, nem todas as modalidades requerem fiador. Por exemplo:

  • Prouni partial scholarship holders
  • Alunos matriculados em cursos de graduação
  • Ter renda familiar per capita de até 1/5 salário mínimo

Porém, as pessoas que se inscrevem no Fies e precisam de fiador, não podem ser cônjuges ou companheiros, nem podem ser beneficiárias de um plano de crédito educacional – PEC / CREDUC com empréstimos pendentes. Além de estrangeiros e estudantes que também estão participando do FIES 2022.

O Fundo de Financiamento Estudantil aceita dois tipos de garantias, que podem ser selecionadas no ato da inscrição em seu site oficial:


Fiador regular : Desta forma, o candidato pode escolher até dois fiadores cuja renda seja igual ao dobro da mensalidade paga pelo aluno.


Garantia solidária : Na garantia solidária, os alunos podem escolher de três a cinco pessoas, devem ser oriundos da mesma instituição de ensino, e no mesmo período. Eles não podem ser da mesma família.


Boletim FIES 2022

Após o vencimento, o boleto do Fies 2022 deve ser renovado primeiro na data do pagamento. Para atualizar, siga as etapas que ensinaremos posteriormente neste tópico. Em seguida, você precisará ir pessoalmente ao banco e pagar na caixa, lembrando que na maioria das instituições o serviço fecha às 16h.

Cuidado para não atrasar muito o pagamento da dívida, afinal, se você não cumprir as parcelas de juros trimestrais, o banco pode cancelar o seu contrato.

Caso ainda tenha dúvidas, recomendamos que você entre em contato com a Caixa, conheça as regras do novo Fies e saiba mais sobre contas ou Boleto Caixa, para a emissão do boleto necessário. Ou para entender melhor, siga o passo a passo abaixo:

FIES slip 2022

  • Acesse https://sifesweb.caixa.gov.br e cadastre-se! Fácil, rápido e seguro;
  • Clique na opção “Contrato Fies”;
  • Em seguida, em “Contrato”;
  • Por fim, basta clicar em “Abrir Boleto (s)”.

O segundo comprovante também pode ser emitido pela central de atendimento: 0800 726 8068 / Opção 8 – Atendimento em Espera.

Para tornar a sua experiência ainda mais ágil e despreocupada, abra uma conta na Caixa, opte pelo débito na conta do Fies e aproveite ao máximo os benefícios proporcionados aos alunos! Visite o link abaixo e saiba mais!

  • www.caixa.gov.br/universitario

Como pagar o boleto do Fies

Bom, separamos esse tópico especialmente para falar sobre o pagamento da passagem do Fies 2022 de forma mais prática. Dividimos todo o processo em etapas para que nada permaneça. Tudo pronto? Portanto, vamos ao que interessa!

FIES slip 2022


Insira os dados: Para emissão de boleto é necessário informar o número do contrato ou CPF. Para a opção de bilhete rápido, é necessário confirmar o código e o número Caixa ou representação digital.


Escolha a parcela: Clique na parcela cujo boleto deseja emitir.


Pagamento: Tire uma foto do código de barras a ser pago no aplicativo do caixa, ou digite o número do documento bancário a ser pago pelo internet banking.


Antes de imprimir uma cópia da letra de câmbio, aprenda como se proteger para evitar fraudes. Para evitar a falsificação de seus comprovantes de pagamento, é importante realizar alguns procedimentos:

  • Mantenha seu software antivírus atualizado;
  • O código da caixa é sempre 104-0, portanto, o número da primeira linha é 104;
  • Ao receber um boleto em casa, adquira o hábito de verificar todos os dados nele contidos;
  • Se encontrar alguma outra informação no boletim de pagamento, português errado ou marcações estranhas, não pague. Em seguida, entre em contato com o banco / empresa emissora para obter mais informações;
  • É essencial que o software antivírus do seu computador esteja sempre atualizado. Se precisar imprimir um tíquete pela Internet, evite imprimir em um computador que você não conhece;
  • Evite clicar em links desconhecidos para gerar boletos, pois você pode ser direcionado para uma página falsa com boletos adulterados;
  • Também é importante não utilizar motores de busca para localizar endereços de bancos e / ou prestadores de serviços. Digite o endereço diretamente no navegador! Não sabe o endereço correto? Pergunte ao seu banco ou provedor de serviços;
  • Lembre-se, o endereço da página da Caixa é www.caixa.gov.br;
  • Em todo o documento, o valor, o nome do beneficiário, a marca e o código do banco e o número do boleto bancário devem ser os mesmos;

Também é importante lembrar que sempre verifique os dados do boleto (impresso ou entregue em sua casa) que você pagou nos meses anteriores. As faturas que você recebe da mesma empresa / banco todos os meses são geralmente padronizadas. Compara-os. A marca e o código do banco não mudam de mês para mês.

Se você receber uma notificação por telefone ou e-mail informando que precisa substituir o comprovante de pagamento recebido, tome cuidado. Seus dados já são propriedade de empresas e bancos, portanto, nunca divulgue informações pessoais por telefone ou e-mail. Em caso de dúvida, consulte a emissão do boleto com a empresa emissora.

Em caso de dúvida, não pague e entre em contato com o emissor para obter orientação.

Boleto Fies expirou

Se você está atrasado com o boleto do Fies, a única forma de pagar é gerando o boleto na agência, porque os juros do financiamento do Fies vão aumentar. Os juros dessas transações não podem ultrapassar R $ 50,00 por dia.

Em alguns casos, preciso que você entre em contato com o banco selecionado por telefone ou site para solicitar um boleto atualizado com a taxa correspondente.

Caso o banco selecionado esteja disponível para opção online, faça a solicitação online e sempre saiba as informações mais recentes sobre a parcela faltante. E se houver alguma nova parcela pendente de pagamento e mantê-la em dia, caso contrário você pode perder esse benefício.

Emenda FIES 2022

O FIES 2022 é uma fonte de recursos para o ensino superior em instituições privadas criadas pelo governo federal. Oferece juros baixos e paga mensalidades do aluno durante o curso. O aluno só pagará a dívida da bolsa com o governo no final da graduação.

Após o aluno ser financiado pelo programa, o pagamento mínimo deve ser mantido em dia e o contrato deve ser renovado. Portanto, um contrato deve ser adicionado a cada semestre para provar ao governo que você continua a usar os benefícios.

Essa exigência existe para evitar que alunos que abandonam o curso (por exemplo) continuem ocupando o lugar de quem realmente o concluiria. Portanto, se o aluno não fizer a alteração antes do prazo, perderá o fies.

O processo de Aditamento Fies 2022 deve ser feito pelo site do programa de financiamento. Para quem assinou contrato com o Fies antes de 2018, o prazo para aditamento foi dia 23 de novembro.

Tipos de aditamento

Como você verá neste tópico, existem dois processos diferentes para o aditamento do Fundo de Financiamento Estudantil Fies, e é por isso que cada processo tem um nome diferente: Aditamento simplificado e não simplificado. Entenda como funciona cada um deles separadamente logo abaixo:

  • Aditamento simplificado – Quando o aluno acessa o SisFies e seus dados estão corretos. Nesse caso, basta confirmar as informações.
  • Aditamento não simplificado – Havendo um ou mais dados incorretos no SisFies, os alunos são obrigados a fornecer os documentos comprovativos pessoalmente.

Como fazer o aditamento

Quando tudo estiver alinhado com seus cursos e financiamento, o processo de inclusão de contratos será muito rápido e simples. Isso porque o programa é totalmente gerenciado online por meio do SisFies 2022.

Por se tratar de um sistema único centralizado, todas as informações de cada aluno são cadastradas desde a matrícula, então, não perca o prazo e confirme seus dados a cada novo semestre.

Ainda não entendeu como deve realizar o aditamento Fies? Então acompanhe as dicas abaixo:

FIES 2022 Amendment

  • Acesse o site do SisFies através do endereço – http://sisfiesportal.mec.gov.br;
  • Clique em “Aditamento de Contrato”;
  • Informe seu CPF e senha;
  • Agora marque a opção “Não sou um robô” e clique em Entrar.

Prazos para aditamento

O aditamento deve ser realizado semestralmente, com dois prazos distintos:

  • No início de cada ano, o período geralmente se estende de dezembro a março;
  • Os alunos do meio do ano têm dois meses para complementar em julho e agosto.

Em suma, nos meses de dezembro e início de julho de cada ano, a Comissão (CPSA) exige que os alunos visitem o SisFies e confirmem suas informações. Se os dados estiverem corretos, após a confirmação do aluno, o CPSA emitirá o “Regulamento de Matrícula” (DRM), que deverá ser recolhido pessoalmente.

CPSA FIES

O Comitê Permanente de Supervisão e Vigilância (CPSA) é um departamento de instituições de ensino superior afiliado ao Fies. É composto por cinco membros, a saber:

  • Dois representantes da instituição de ensino;
  • Dois representantes da maior instituição representando os alunos da instituição;
  • Um dos representantes do corpo docente da instituição.

A comissão é responsável pelo acompanhamento do processo de financiamento estudantil dos alunos, além de iniciar o processo de prorrogação da renovação do contrato de financiamento, também é responsável por verificar as informações prestadas pelo aluno durante a inscrição.

Quais documentos são necessários?

Quando tudo vai bem, os alunos não precisam se preocupar com nenhum documento além do DRM lançado no final do processo.

Porém, se a informação estiver incorreta, é necessário levar o DRM ao banco responsável pelo financiamento, caso em que, dependendo das circunstâncias individuais, alguns documentos serão exigidos.

O que fazer em caso de problemas?

Ter informações cadastradas incorretamente no sistema é um possível problema de ocorrer na hora de efetuar a alteração. Nesse caso, você precisará fazer o seguinte:

  • Recusar a alteração do Fies;
  • Comunique-se com o CPSA da sua universidade;
  • Remover DRM (com informações que devem ser corrigidas);
  • Recorrer a instituições financeiras responsáveis ​​pelo financiamento.

Na fase final, você precisará de documentos comprobatórios, mas se necessário, você será avisado sobre a necessidade de atualizar os dados. O mais importante a lembrar é que esse processo de envio de documentos pessoalmente pode demorar mais do que o processo online.

Em outras palavras, tente não deixar as adições do Fies para o último minuto. Sempre opere cedo e se houver um problema, aja rapidamente. Porque se você perder o prazo por qualquer motivo, você será excluído do programa.

FIES 2022 resultado

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (2) o resultado do Fies 2021. Serão atendidas 93 mil vagas. O pessoal pré-selecionado deve fazer a inscrição entre os dias 3 e 5 de fevereiro de 2021. Mas, afinal, como você conhece o resultado do Fies 2022?

Assim que for divulgado, o aluno só precisará acessar o seguinte endereço:

FIES 2022 result

  • Acesse: http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br
  • Clique em “Entrar com gov.br”
  • Em seguida, insira seu CPF
  • Por fim, clique em “Acessar”

A pesquisa também pode ser realizada na instituição cadastrada. O MEC enfatiza que é de inteira responsabilidade do candidato o cumprimento do prazo estabelecido.

Diferença entre Fies e Educa Mais Brasil

O objetivo desses dois procedimentos é permitir que alunos brasileiros ingressem no ensino superior privado. Verifique a tabela abaixo para entender as principais diferenças entre os programas:

fies

  • Modalidade:  Financiamento
  • Criação: programa de governo
  • Taxa de juros: Varia de acordo com a modalidade
  • Renda familiar mensal: até 5 salários mínimos
  • Pagamento: Após o curso

Educa Mais Brasil

  • Modalidade: Bolsa
  • Criação: Programa de iniciativa privada
  • Taxa de juros: Sem juros
  • Renda familiar mensal: não obrigatório
  • Pagamento: Durante o curso

Os alunos que atenderem aos padrões socioeconômicos do Ministério da Educação (MEC) podem se inscrever no FIES 2022. Além disso, o (Enem) passou a ser o padrão para seleção de programas. Portanto, um bom desempenho no exame aproximará os candidatos da oportunidade de obter financiamento e ingressar no ensino superior.

Gostou do post de hoje sobre o FIES 2022? Deixe nos comentários abaixo, sua opinião é muito importante para nós. E não se esqueça de compartilhar o texto, nas suas redes sociais, para que outras pessoas também tenham acesso a esse conteúdo. Para o próximo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.