FIES 2022 — Inscrição, Fiador, Boleto, Aditamento, Resultado

O Fundo do Financiamento Estudantil, também conhecido por sua sigla FIES 2022, é um programa do Ministério da Educação que tem por objetivo oferecer graduação para alunos de cursos superiores (não gratuitos), de acordo com o disposto na Lei 10.260 / 2001.

Em 2010, ele passou a operar em um novo formato: a taxa de juros do financiamento foi alterada para 3,4% ao ano, a carência para 18 meses e o prazo de amortização para 3 vezes – a duração normal do curso, mais 12 meses.

O percentual de financiamento subiu, nos últimos anos em 100% e as inscrições passaram a ser feitas em fluxo contínuo, permitindo ao estudante solicitar o financiamento em qualquer período do ano. E se você deseja conhecer mais detalhes a respeito da inscrição Fies e muito mais, basta acompanhar os tópicos a seguir. Vamos lá!

Novo FIES 2022

Para participar das inscrições do FIES 2022, o aluno deve se inscrever no programa por meio do site oficial. Se atender aos requisitos e for aprovado, o requerente assina um contrato de financiamento com a instituição. O financiamento fornecido pelo programa, disponibiliza uma taxa de juros muito mais baixa do que financiamentos normais.

Novo FIES 2022

Ao longo do curso, o Fies se responsabilizará pelo pagamento da mensalidade (ou percentual previsto no contrato) direto à universidade. Em troca, os alunos só precisarão pagar as despesas especificadas no contrato e pagar os custos totais do seguro de vida (exigido na contratação do financiamento).

Após a formatura, os alunos devem começar a pagar o saldo devedor imediatamente. Se o aluno conseguir emprego ou abrir empresa, o parcelamento será automaticamente descontado na fonte de renda de acordo com cálculo do governo. O governo estima que o período máximo de reembolso da dívida seja de 14 anos.

O MEC anunciou algumas novas mudanças nos pontos de financiamento em seus dois modelos: Fies e P-Fies. Esses pontos são:

  • A partir de 2021, a nota mínima de corte para o texto do Enem é de 400 pontos;
  • Reduzir a possibilidade de vagas no ensino superior privado por meio de captação de recursos;
  • Possibilidade de investigação judicial de infratores;
  • Exigência de nota de corte para mudança de curso em instituições de ensino;
  • A partir do segundo semestre de 2020, os P-Fies não terão mais restrições de renda;
  • A partir do segundo semestre de 2020, as notas do Enem não são obrigadas a participar do P-Fies.

E com as mudanças e a transformação do Novo Fies 2022, a taxa efetiva de juros para os alunos pertencentes ao Método I (ou Método Fies) será zero, e para os alunos que se qualificarem para o segundo e terceiro método (ou Método P-Fies), a taxa varia de acordo com o banco.

Inscrição FIES 2022

Para o primeiro semestre de 2022, as inscrições serão abertas de 26 a 29 de janeiro. O processo de escolha de um plano de auxílio financeiro ao aluno é feito inteiramente pela Internet, é gratuito e possui várias etapas. Entenda melhor o que precisa ser feito com os passos a seguir:

Inscrição FIES 2022

Passo 1: O primeiro passo é acessar o site do Fies: http://fies.mec.gov.br/ e informar os dados solicitados;


Passo 2:: Os alunos pré-selecionados devem visitar novamente o site e ter até cinco dias para efetuar a inscrição e informá-los dos dados financeiros a serem contratados;


Passo 3: Após a inscrição, os alunos podem ter até dez dias para verificar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino;


Passo 4: Confirmada a informação, o aluno terá o prazo máximo de dez dias, sendo que a CPSA entrará em contato com o aluno no terceiro dia útil após a confirmação para comparecer no banco para a assinatura do contrato de financiamento.


Fiador FIES 2022

Essa questão é bastante comum entre os que pretendem se inscrever para o financiamento: quem pode ser o fiador do Fies 2022? Afinal, se por algum motivo o aluno que assinou o contrato não puder pagar a dívida, é a pessoa que se compromete a ser responsável pela garantia do empréstimo.

É importante ressaltar que, no que diz respeito aos programas, nem todos as modalidades exigem fiador. Por exemplo:

  • Bolsistas parciais do Prouni
  • Alunos matriculados em cursos de licenciatura
  • Tenham renda familiar per capita de até 1/5 salário-mínimo

No entanto, as pessoas que se inscrevem no Fies e precisam de um fiador que não pode ser cônjuges ou parceiros, nem podem ser beneficiários de um plano de crédito educacional – PEC / CREDUC com empréstimos pendentes. Bem como cidadãos estrangeiros e estudantes que também estejam usufruindo o FIES 2022.

O Fundo de Financiamento Estudantil aceita dois tipos de garantias, que podem ser selecionadas no momento do cadastro no seu site oficial:


Fiador regular: Desta forma, o candidato pode escolher até dois fiadores cuja renda seja igual ao dobro da mensalidade paga pelo aluno.


Fiança solidária: Na fiança solidária os alunos podem escolher de três a cinco pessoas, devem ser oriundos da mesma instituição de ensino, e no mesmo período. Não podem ser da mesma família.


Boleto FIES 2022

Após o vencimento, o boleto Fies 2022 deve ser renovado primeiramente na data do pagamento. Para atualizar, siga as etapas que ensinaremos ainda neste tópico. Em seguida, você precisará ir pessoalmente a uma instituição bancária e pagar no caixa, lembrando que na maioria das instituições o serviço fecha às 16h.

Cuidado para não atrasar muito o pagamento da dívida, afinal, se você não cumprir as parcelas de juros trimestrais, o banco pode cancelar o seu contrato.

Caso tenha outras dúvidas, recomendamos que você se comunique com a Caixa, conheça as regras do novo Fies e saiba mais sobre contas ou Boleto Caixa, para a emissão do boleto necessário. Ou para entender melhor, siga o passo a passo abaixo:

Boleto FIES 2022
  • Acesse https://sifesweb.caixa.gov.br e cadastre-se! Fácil, rápido e seguro;
  • Clique na opção “Contrato Fies”;
  • Em seguida em “Contrato”;
  • Por fim, basta clicar em “Boleto (s) em aberto”.

O segundo comprovante também pode ser emitido por meio da central de atendimento: 0800 726 8068 / Opção 8- Serviço de Espera.

Para tornar sua experiência ainda mais ágil e despreocupada, abra uma conta na Caixa, opte por debitar na sua conta Fies e aproveite ao máximo as vantagens proporcionadas aos alunos! Visite o link que disponibilizaremos logo abaixo e saiba mais!

  • www.caixa.gov.br/universitario

Como pagar o boleto Fies

Bom, separamos este tópico especialmente para falar do pagamento do boleto Fies 2022 de maneira mais prática. Dividimos todo o processo em etapas para que não sobre nenhum. Tudo pronto? Então vamos ao que interessa!

Boleto FIES 2022

Insira os dados: Para emitir boleto fies, é necessário informar o número do contrato ou CPF. Para a opção de boleto rápido, é preciso confirmar o código e número Caixa ou representação digital.


Escolha a parcela: Clique na parcela para o qual deseja emitir o boleto.


Pagamento: Tire uma foto do código de barras a ser pago no aplicativo do caixa, ou digite o número do documento bancário a ser pago pelo internet banking.


Antes de imprimir uma cópia do boleto, aprenda como se proteger para evitar fraudes. Para evitar que seus boletos sejam falsificados, é importante realizar alguns procedimentos:

  • Mantenha o software antivírus atualizado;
  • O código de caixa é sempre 104-0, portanto, o primeiro número de linha é 104;
  • Ao receber um boleto em casa, adquira o hábito de verificar todos os dados da contidos nele;
  • Se encontrar alguma outra informação no boletim de pagamento, português errado ou marcações estranhas, não pague. Em seguida, entre em contato com o banco / empresa emissora para obter maiores informações;
  • É essencial que o software antivírus do seu computador esteja sempre atualizado. Se precisar imprimir um tíquete pela Internet, evite imprimir em um computador que você não conhece;
  • Evite clicar em links desconhecidos para gerar boletos, pois você pode ser direcionado para uma página falsa com boletos adulterados;
  • Também é importante não utilizar motores de busca para localizar endereços de bancos e / ou prestadores de serviços. Digite o endereço diretamente no navegador! Não sabe o endereço correto? Pergunte ao seu banco ou provedor de serviços;
  • Lembre-se, o endereço da página da Caixa é www.caixa.gov.br;
  • Em todo o documento, o valor, o nome do beneficiário, a marca e o código do banco e o número do boleto bancário devem ser os mesmos;

É importante lembrar também de verificar sempre com os dados do boleto (impresso ou entregue em sua residência) que você pagou nos meses anteriores. As faturas que você recebe da mesma empresa / banco todos os meses são geralmente padronizadas. Compare-os. A marca e o código do banco não mudam de um mês para outro.

Se você receber uma notificação por telefone ou e-mail informando que precisa substituir o comprovante de pagamento recebido, tome cuidado. Seus dados já estão em propriedade de empresas e bancos, portanto, nunca divulgue informações pessoais por telefone ou e-mail. Em caso de dúvida, consulte a emissão do boleto junto à empresa emissora.

Em caso de dúvida, não pague e entre em contato com o emissor para obter orientação.

Boleto Fies vencido

Se você está atrasado com o Fies boleto, a única forma de pagar é gerar o boleto na agência, porque os juros do financiamento do Fies vão aumentar. Os juros dessas transações não podem ultrapassar R$50,00 por dia.

Em alguns casos, preciso que você entre em contato com o banco selecionado por telefone ou site para solicitar um boleto atualizado com a taxa correspondente.

Se o banco selecionado estiver disponível para opção online, faça uma solicitação pela Internet e sempre saiba as informações mais recentes sobre a parcela faltante. E se houver alguma nova parcela pendente de pagamento e mantenha-a em dia, caso contrário você pode perder esse benefício.

Aditamento FIES 2022

O FIES 2022 é uma fonte de recursos para o ensino superior em instituições privadas criadas pelo governo federal. Oferece juros baixos, e paga as mensalidades dos alunos ao longo do curso. O discente só quitará a dívida da bolsa, com o governo, no final da graduação.

Após o aluno ser financiado pelo programa, é necessário manter o pagamento mínimo em dia, sendo necessário renovar o contrato. Portanto, um contrato deve ser adicionado a cada semestre para provar ao governo que você continua a usar os benefícios.

Este requisito existe para evitar que alunos que abandonam o curso (por exemplo) continuem a ocupar o lugar de quem realmente concluiria o curso. Logo, se o aluno não fizer o aditamento antes do prazo, perderá o fies.

O processo de Aditamento Fies 2022 deve ser feito pelo site do programa de financiamento. Para quem assinou contrato com o Fies antes de 2018, o prazo para aditamento foi dia 23 de novembro.

Tipos de aditamento

Como você verá neste tópico, existem dois processos diferentes para o aditamento do Fundo de Financiamento Estudantil Fies, e é por isso que cada processo tem um nome diferente: Aditamento simplificado e não simplificado. Entenda como funciona cada um deles separadamente logo abaixo:

  • Aditamento simplificado – Quando o aluno acessa o SisFies e seus dados estão corretos. Nesse caso, basta confirmar as informações.
  • Aditamento não simplificado – Havendo um ou mais dados incorretos no SisFies, os alunos são obrigados a fornecer os documentos comprovativos pessoalmente.

Como fazer o aditamento

Quando tudo estiver alinhado com seus cursos e financiamento, o processo de inclusão de contratos será muito rápido e simples. Isso porque o programa é totalmente gerenciado online por meio do SisFies 2022.

Por se tratar de um sistema único centralizado, todas as informações de cada aluno são cadastradas desde a matrícula, então, não perca o prazo e confirme seus dados a cada novo semestre.

Ainda não entendeu como deve realizar o aditamento Fies? Então acompanhe as dicas abaixo:

Aditamento FIES 2022
  • Acesse o site do SisFies através do endereço – http://sisfiesportal.mec.gov.br;
  • Clique em “Aditamento de Contrato”;
  • Informe seu CPF e senha;
  • Agora marque a opção “Não sou um robô” e clique em Entrar.

Prazos para aditamento

O aditamento deve ser realizado semestralmente, com dois prazos distintos:

  • No início de cada ano, o período geralmente se estende de dezembro a março;
  • No meio do ano, os alunos têm dois meses para complementar nos meses de julho e agosto.

Em suma, nos meses de dezembro e início de julho de cada ano, a Comissão (CPSA) exige que os alunos visitem o SisFies e confirmem suas informações. Se os dados estiverem corretos, após a confirmação do aluno, o CPSA emitirá o “Regulamento para Documento de Inscrição” (DRM), que deverá ser retirado pessoalmente.

CPSA FIES

O Comitê Permanente de Supervisão e Vigilância (CPSA) é um departamento de instituições de ensino superior afiliado ao Fies. É composto por cinco membros, sendo eles:

  • Dois representantes da instituição de ensino;
  • Dois representantes da maior entidade representativa dos alunos da instituição;
  • Um dos representantes docentes da instituição.

A comissão é responsável por acompanhar o processo de financiamento estudantil para os alunos, além de iniciar o processo de ampliação da renovação do contrato de financiamento, também é incumbida de verificar as informações prestadas pelo aluno durante a inscrição.

Quais os documentos necessários?

Quando tudo vai bem, os alunos não precisam se preocupar com nenhum outro documento, além do DRM, lançado no final do processo.

Porém, se a informação estiver incorreta, é necessário levar o DRM ao banco responsável pelo financiamento, neste caso, dependendo das circunstâncias individuais, alguns documentos serão exigidos.

O que fazer em caso de problemas?

Ter informações cadastradas de forma incorreta no sistema é um problema possível de ocorrer na hora de realizar o aditamento. Nesse caso, você precisará fazer o seguinte:

  • Recusar o Aditamento Fies;
  • Comunique-se com o CPSA da sua universidade;
  • Retirar DRM (com informações que devem ser corrigidas);
  • Aparecer em instituições financeiras responsáveis pelo financiamento.

Na fase final, você precisará de documentos comprobatórios, mas se for necessário, será avisado da necessidade de atualizar os dados. O mais importante a lembrar é que esse processo para apresentar documentos presencialmente pode demorar mais do que o processo online.

Em outras palavras, tente não deixar as adições do Fies no último minuto. Sempre opere com antecedência e, se houver algum problema, aja rapidamente. Porque se você perder o prazo por qualquer motivo, você será excluído do programa.

Resultado FIES 2022

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (2) os resultados do Fies 2021. Serão atendidas 93 mil vagas. O pessoal pré-selecionado deverá complementar sua inscrição entre 3 e 5 de fevereiro de 2021. Mas afinal, como saber o resultado Fies 2022?

Assim que for divulgado, bastará que o estudante acesse o seguinte endereço:

Resultado FIES 2022
  • Acesse: http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br
  • Clique em “Entrar com gov.br”
  • Em seguida informe seu CPF
  • Por fim, clique em “Acessar”

Também pode-se realizar pesquisas na instituição registrada. O MEC ressalta que é de inteira responsabilidade do candidato cumprir o prazo estabelecido.

Diferença entre o Fies e Educa Mais Brasil

O objetivo desses dois procedimentos é permitir que alunos brasileiros ingressem no ensino superior privado. Verifique a tabela abaixo para entender as principais diferenças entre os programas:

Fies

  • Modalidade: Financiamento
  • Criação: Programa do governo
  • Taxa de juros: Varia conforme modalidade
  • Renda familiar mensal: Até 5 salários mínimos
  • Pagamento: Depois do curso

Educa Mais Brasil

  • Modalidade: Bolsa de estudo
  • Criação: Programa de iniciativa privada
  • Taxa de juros: Não tem Juros
  • Renda familiar mensal: Não exigido
  • Pagamento: Durante o curso

Os alunos que atendem aos padrões socioeconômicos do Ministério da Educação (MEC) podem fazer as inscrições FIES 2022. Além disso, o (Enem) tornou-se o padrão para a seleção do programa. Portanto, o bom desempenho no exame aproximará os candidatos da oportunidade de obter financiamento e ingressar no ensino superior.

Então, gostou do post de hoje sobre o FIES 2022? Deixe nos comentários abaixo, sua opinião é muito importante para nós. E não se esqueça de compartilhar o texto, em suas redes sociais, para que outras pessoas também possam ter acesso a esse conteúdo. Até a próxima.

Deixe seu comentário