Engenheiro de 82 anos cria máquina capaz de produzir quase 5 mil litros!

Idoso de 82 anos cria máquina de água

De fato, a escassez de água é um problema a muito tempo enfrentado. Esse é também um dos maiores desafios da nossa era, mas como exatamente é possível resolver essa questão?

Bem, é também um fato que muitas pessoas e organizações estão se juntando para lidar melhor com esse problema, no entanto, já ficou claro que, apesar de em certos casos ser algo simples, a mudança é de fato importante, seja economizando água ou gerando uma nova forma de conseguir esse importante recurso para nos.

Idoso de 82 anos cria máquina de água

Então, vamos tratar de um caso um tanto especial. É a história do engenheiro Enrique Veiga, que, no final dos anos 90 conseguiu criar uma máquina capaz de produzir aproximadamente 5 mil litros de água potável. Essa máquina foi uma das ferramentas utilizadas para combater a grande seca que estava acontecendo na região sul da Espanha naquele período.

A incrível ferramenta consegue captar boa parte das moléculas de oxigênio e hidrogênio que são transportadas pelo ar, fazendo assim uma conversão para água perfeita para consumo.

Depois disso, o engenheiro começou um projeto ainda mais marcante e importante. Agora sua ideia era construir uma empresa que visasse soluções para comunidades em que a água é escassa. Com isso, ele não somente ajudou comunidades espanholas nos últimos anos, como expandiu sua ideia para Namíbia, na África, e para o Líbano, no Oriente Médio.

Idoso de 82 anos cria máquina de água

O seu grande objetivo com tudo isso é ir além! Muito além, conseguir levar sua máquina para diferentes países ao redor do mundo, nas áreas mais inóspitas. A sua experiência na Namíbia provou que esse era mesmo seu objetivo. Para o engenheiro, aquelas pessoas estavam passando por uma grande crise hídrica e ficaram maravilhados com aquela invenção. Alguns até mesmo se perguntavam de onde vinha aquela água.

O princípio básico da máquina do engenheiro é usar a eletricidade para resfriar a água, deixando-a no estado condensado. Enrique também está conseguindo adaptar ela a diversos ambientes diferentes, facilitando muitos para que alguns processos aconteçam, principalmente seu sonho de expansão.

Com a capacidade mais recente da máquina, que é de aproximadamente 5 mil litros de água por dia, é fácil até mesmo pensar em um abastecimento completo de uma vila durante todos os dias.

Ele relata também que o objetivo não é apenas produzir água para consumo, mas apresentar algo prático, algo que não necessite de uma caminhada de vários quilômetros para conseguir um pouco de água.

Idoso de 82 anos cria máquina de água

Apesar de muita gente ainda não conhecer muito sobre o engenheiro nem sobre suas invenções, é bem provável que em um futuro próximo suas máquinas consigam levar esperança para muitos de nós. A falta de água pode chegar rápido, mas com essas invenções aparecendo a cada dia, fica claro que podemos sim estar preparados.

Enrique continua trabalhando em seus projetos e para ela seu objetivo somente será alcançado quando ele realmente observar suas máquinas chegando a vários locais do mundo! Lembrando que a cada dia ele melhora ainda mais essa ferramenta!