ENCCEJA 2022 — Cronograma, Inscrição, Página do Participante

Você sabe o que significa a abreviatura Encceja 2022? Bem, é uma sigla para o Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Desde 2017, os exames são uma forma de completar os estudos sem ter que voltar à escola. No entanto, muitas pessoas ainda não te o conhecimento sobre este processo de seleção.

Então no post de hoje você saberá tudo sobre o Encceja e esclarecer todas as suas dúvidas sobre a prova. Confira as informações a seguir.

ENCCEJA 2022

O Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova realizado pelo Inep em cooperação com as secretarias estaduais e municipais de educação.

ENCCEJA 2022

Seu desígnio é fornecer “certificados de conclusão de ensino médio” e “certificados de conclusão de ensino fundamental” em nível nacional para aqueles que nunca frequentaram a escola ou não tiveram a chance de concluir seus estudos na idade escolar apropriada.

O certificado da Encceja 2022 tem o mesmo valor de um diploma de ensino fundamental ou médio, pois reconhece oficialmente que o aluno concluiu todas as disciplinas do currículo básico.

Cronograma ENCCEJA 2022

Como o cronograma Encceja 2022 ainda não foi publicado, a seguir deixaremos as datas de cada etapa do processo de seleção referente ao ano de 2021.

No entanto, cabe a cada estudante se manter atento ao site para não perder nenhuma atualização. Confira abaixo o cronograma:

  • Edital 27/11/2020;
  • Justificativa de ausência 14-20/12/2020;
  • Inscrições Encerradas 11/01/2021-27/01-2021;
  • Solicitações de atendimento especializados 11/01/2021-27/01-2021;
  • Estude para as provas;
  • Cartão de Confirmação Em abril;
  • Provas 25/04/2021;
  • Resultados Aguarde.

Quem pode fazer o ENCCEJA 2022?

Aqueles desde que tenham 15 anos (para obter o certificado do ensino básico) ou maiores de 18 (para obter o certificado do ensino médio), independentemente de terem um dia à escola. Logo o teste será fornecido a todos aqueles que desejam obter certificação.

Pessoas maiores de 18 anos podem se inscrever no Encceja 2022, mesmo que não tenham a certificação obtida no ensino fundamental.

A Encceja está à disposição de todos os brasileiros, inclusive os privados de liberdade (como os presos) e os que vivem no exterior. É por isso que existem quatro diferentes cronogramas para:

  • Encceja Nacional: aplicável a residentes brasileiros;
  • Encceja Nacional PPL: aplicável a residentes brasileiros privados de liberdade ou que cumpram medidas socioeducativas;
  • Encceja Exterior: para brasileiros que vivem no exterior;
  • Encceja Exterior PPL: aplicável a residentes no exterior que foram privados de sua liberdade ou implementaram medidas de educação social.

Inscrição ENCCEJA 2022

O Encceja é feito uma vez por ano, portanto, você deve estar atento ao cronograma. Para se inscrever, é necessário acessar o site oficial do exame dentro do prazo estipulado pelo MEC e informar o número do CPF, documento de identificação e e-mail válido.

Para pessoas privadas de liberdade e jovens em regime de educação social, o responsável informará a Caixa Central de Previdência, RG ou RG interno no ato do cadastro.

Inscrição ENCCEJA 2022

Passo 01: Acesse: enccejanacional.inep.gov.br.


Passo 02: Ao se inscrever, você precisará escolher o tipo de teste que deseja fazer: Encceja para Ensino Médio ou Encceja para Ensino Fundamental.


Passo 03: Você também precisa escolher a área que deseja, pois quem é parcialmente proficiente em determinadas áreas não precisa repetir o teste. Porém aqueles que não possuem esta declaração devem marcar todas as alternativas.


Passo 04: A inscrição Encceja 2022 é gratuita, portanto, você não precisa se preocupar em pagar nenhuma taxa.


Passo 05: Nesse processo, os candidatos devem preencher um formulário de informações pessoais e responder ao “Formulário de Pesquisa Econômica Social”. Os seguintes dados serão necessários:

  • CPF, se o candidato tiver mais que 18 anos;
  • Documento de Identidade (RG), se o candidato tiver mais que 15 anos e não tiver CPF;
  • Endereço de e-mail individual e número de telefone celular válidos;
  • Se você precisa de algum atendimento especializado e/ou específico;
  • O tipo de certificação de conclusão de ensino que está buscando (Ensino Fundamental ou Ensino Médio);
  • As provas em que você deseja ter a certificação;
  • Certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou a declaração parcial de proficiência.

Passo 06: Após preencher o formulário e “Formulário de Pesquisa Socioeconômica”, verifique se o cadastro foi preenchido corretamente. O sistema exibirá os dados que você preencheu e seu número de registro.


Passo 07: Observação importante: se você precisar alterar alguma informação no formulário, poderá alterá-la durante o período de inscrição. Os dados do questionário socioeconômico não podem ser alterados posteriormente.


Passo 08: Os candidatos devem imprimir o certificado de inscrição e entregá-lo no dia da realização da prova. Você pode usar o CPF do candidato e a senha cadastrada para verificar o status da inscrição na página do participante do Encceja a qualquer momento.


Você também pode ver informações sobre o exame, como data, hora e local do exame (postado mais perto da data de avaliação, e não no momento da inscrição), bem como as pontuações pessoais dos candidatos.

A Encceja permite o uso de nomes sociais e fornece serviços para pessoas com deficiência. Se você for adequado para qualquer uma das situações acima, fique tranquilo.

Prova do ENCCEJA 2022

A estrutura do exame da Encceja é semelhante à do Enem, o conteúdo do exame é baseado no conteúdo exigido por todas as escolas da rede pública nacional de ensino fundamental e médio. Afinal, o exame pretende testar o seu nível específico de conhecimentos sobre a temática desses cursos.

A Encceja 2022 contém quatro testes, cada um contendo 30 questões de múltipla escolha, e uma Redação. Esses testes avaliam o conhecimento/componentes do curso nas seguintes áreas:

Prova do ENCCEJA 2022

Ensino Fundamental

  • Língua Portuguesa (Português e Redação);
  • Língua Estrangeira Moderna (Inglês e Espanhol);
  • Artes;
  • Educação Física;
  • Matemática;
  • História;
  • Geografia;
  • Filosofia e Sociologia;
  • Ciências Naturais.

Ensino Médio

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa (Português e Redação), Língua Estrangeira Moderna (Inglês e Espanhol), Artes, Educação Física;
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática e Álgebra;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.

As pontuações dos testes são calculadas com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), que pode reconhecer “chute”, portanto a pontuação média não é proporcional ao número de respostas corretas devido à dificuldade das questões: fácil, médio e difícil.

Se o participante atingir no mínimo 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento da Encceja e pontuação igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos na prova de redação, que varia de 0 (zero) a 10 (dez), será considerado qualificado.

Para receber um diploma, você deve cumprir pelo menos os requisitos mínimos em todas as matérias. No entanto, é possível obter uma declaração de proficiência parcial em um teste em que você atingiu um nível suficiente.

Por exemplo: Se você obtiver as notas exigidas em linguagem, redação e matemática, mas não atingir 100 pontos em humanidades e ciências, você só poderá refazer as que não obteve aprovação.

O exame é realizado somente em um dia, mas é dividido no turno da manhã e tarde. Portanto, é importante se organizar, pois entre uma prova e outra, você terá um intervalo para o almoço.

Redação do Encceja 2022

Para a prova é necessário escrever um texto dissertativo-argumentativo, apresentando um ponto de vista (opinião) sobre o tema pedido.

A redação deve ser dividida no mínimo em 3 parágrafos: introdução, desenvolvimento e conclusão (mostre o que deve ser feito para melhorar a situação). Tenha muito cuidado para não sair do assunto e respeite a norma padrão da língua.

Atente-se aos acentos, à escrita das palavras e aos sinais de pontuação de acordo com as regras gramaticais.

Escreva no mínimo 5 e no máximo 25 linhas. Quanto mais informações inserir na dissertação mais irá demonstrar ser capaz de argumentar.

Apresente algum tipo de solução para atenuar o problema que está sendo abordado no texto.

Página do Participante ENCCEJA

Para visualizar as informações necessárias acesse a página do participante da Encceja 2022, você precisa:

Página do Participante ENCCEJA
  • Visite o portal do Inep e clique na página do participante;
  • Digite seu número de CPF e a senha que você registrou ao se registrar para o exame;
  • Identifique a figura que aparece logo em seguida;
  • Depois disso, basta clicar em “Enviar”. Você terá acesso a todas as informações!

Se você esquecer sua senha, não se desespere. Basta seguir o passo a passo abaixo para criar uma nova senha e ter acesso ao ENCEJJA página do participante. Confira:

Clicar em ” Orientações para recuperação de senha”. O Inep também criou mais orientações para acesso à página do participante da Encceja, para quem não se lembra da senha anteriormente cadastrada.

Resultado ENCCEJA 2022

Se você está procurando informações sobre o resultado do Encceja, fique atento para esta etapa. Passo a passo de como ver as notas do exame.

Resultado ENCCEJA 2022

 

  • Visite a página do participante Encceja;
  • Insira o CPF, senha cadastrada e o número exibido a seguir;
  • Clique na edição necessária e pronto! Veja suas notas.

Para obter o certificado de conclusão, os participantes devem atingir pelo menos 100 pontos em cada área de conhecimento. Na redação, deve-se obter pontuação igual ou superior a 5 pontos.

De acordo com o Inep, os candidatos devem imprimir este documento e depois ir para a instituição de certificação listado na notificação de teste. Pode ser um instituto federal de educação tecnológica ou secretaria estadual de educação. É importante lembrar que toda instituição tem um prazo para a emissão deste certificado.

Como todos sabemos, aprender é o primeiro passo para melhorar a vida. Quanto mais educação você receber, melhores serão suas chances de uma carreira de sucesso!

Simulado ENCCEJA 2022

Uma forma prática de testar o nível de conhecimento dos candidatos é por meio de simulações online. Assim você pode responder às questões que surgiram na versão anterior e analisar seu desempenho com base no teste.


Apostilas Encceja Simulado ENCCEJA 2022

Quem se prepara para o Encceja 2022 encontra um conjunto de materiais didáticos no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Além de cadernos de problemas e modelos para aplicativos anteriores, folhetos gratuitos também são fornecidos, cujo conteúdo é particularmente adequado para aqueles que desejam obter a certificação.

As aptidões verificadas pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos são diferentes de outros exames porque se destinam a pessoas que não conseguem concluir os estudos na idade adequada.

Essas questões são elaboradas para avaliar o conhecimento técnico e científico como parte do currículo escolar por meio de situações-problema cotidianas. É uma forma de avaliar suas competências a partir das relações profissionais, sociais e culturais que adquiriram ao longo da vida.


Livro do Aluno Simulado ENCCEJA 2022

 

Diferente dos livros didáticos tradicionais, o Livro do Aluno desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) em cooperação com o Inep ajuda a entender melhor o que será cobrado no exame. Cada capítulo explica o conhecimento que avaliará as habilidades do participante.

Em seguida, ensina como desenvolver essas habilidades por meio de atividades. As respostas aos exercícios podem ser encontradas no final deste capítulo. Apostilas são fornecidas nas quatro áreas de conhecimento avaliadas no teste.

Estes livros podem ser fornecidos por nível de ensino e área de conhecimento. O Inep oferece questões regulares de teste e testes de acessibilidade dos últimos anos. Ao clicar no botão “certificado”, o usuário abrirá um arquivo compactado contendo os quatro testes individuais.

Para a educação básica disponibiliza:

  • Caderno de Problemas de Ciências Naturais
  • História e Geografia
  • Matemática
  • Português
  • Línguas Estrangeiras Modernas
  • Arte e Esportes

Por outro lado, para escolas de ensino médio, você pode acessar os Cadernos de Perguntas de ciências naturais e sua tecnologia. Humanidades e sua tecnologia; matemática e sua tecnologia; linguagem, código e sua tecnologia.

Certificado ENCCEJA 2022

Quando alguém não consegue o resultado desejado em um evento importante, é muito comum que acabe se desmotivando em tentar novamente, certo? E ao falarmos de educação de jovens e adultos, pode ser ainda mais complicado para algumas pessoas ter que refazer todo o exame, principalmente devido à vida pessoal e à rotina de trabalho.

Portanto, a declaração parcial, torna o teste “mais fácil” e menos cansativo na próxima tentativa, pois você só precisará realizar as habilidades que não conseguiu atingir a nota prevista. Assim, é possível organizar melhor o plano de estudos.

Certificado ENCCEJA 2022

Vale ressaltar que o Encceja 2022 é de grande relevância porque segue um estilo muito parecido com o Enem, além de ter habilidades e competências semelhantes. Portanto, você não precisa interromper o estudo do Enem porque ainda não obteve o certificado do Encceja. Pelo contrário, pode unificá-los.

A instituição que emite parte do certificado do Encceja 2022 é a mesma selecionada no momento da inscrição, em que se assinou o Termo de Adesão ao Encceja juntamente com o Inep. O processo de candidatura ao Encceja depende de cada instituição e pode ser feito pessoalmente ou através da Internet. A lista de 383 instituições certificadoras consta do edital de exame.

Portanto, uma boa dica é verificar o endereço mais próximo de sua residência antes de preencher o formulário de inscrição. Caso contrário, o processo de certificação será mais complexo.

O processo para receber a declaração parcial é:

  • Confirmar com a instituição certificadora os documentos solicitados, acessando seu login no site ou entrando em contato;
  • Verificar se o processo é presencial ou online;
  • Reunir os documentos exigidos ― em geral, CPF, RG e boletim de desempenho (você pode encontrá-los na página do participante da Encceja);
  • Dirija-se à instituição ou preencha o formulário de inscrição pela Internet;
  • Após a entrega dos documentos ou preenchimento da solicitação online, você receberá o acordo que deve ser seguido;
  • Por fim, aguarde o prazo prescrito para obter o certificado.

Qualquer pessoa que obtiver as notas exigidas nas quatro áreas de conhecimento e trabalhos pode obter um certificado do ensino fundamental ou médio emitido pelas Secretarias de Estado de Educação. Também são certificadores do exame, mas apenas durante o ensino médio, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Encceja 2022 também é certificador do exame, mas apenas durante o ensino médio.

Aqueles que obtiveram as pontuações mais baixas em apenas algumas áreas do conhecimento terão direito a uma declaração de proficiência parcial. Nesse caso, os participantes podem se inscrever gratuitamente e somente se inscrever em áreas onde as pontuações necessárias não sejam atingidas na próxima edição do exame.

Os participantes do exame devem procurar o organismo de certificação de sua escolha durante o processo de registro. Além disso, existem outras curiosidades que muitas pessoas não sabem a respeito do Inep Encceja:

  • Desde 2002, o Inep é responsável pela aplicação da Encceja no Brasil e no exterior;
  • Desde 2017, foram realizadas quatro edições anuais: nacional regular, nacional PPL, exterior e exterior PPL.

A Encceja Exterior é usada em cooperação com o Ministério das Relações Exteriores. A Encceja PPL estabeleceu uma parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para pessoas privadas de liberdade.


Então, gostou do post de hoje sobre o Encceja 2022? Deixe nos comentários abaixo, sua opinião é muito importante para nós. E não se esqueça de compartilhar o texto, em suas redes sociais, para que outras pessoas também possam ter acesso a esse conteúdo. Até a próxima.