Doação de sangue está proibida para vacinados do covid? Entenda!

Segundo algumas informações a medida seria feita pela Cruz Vermelha, evitando assim a doação de pessoas que foram vacinadas contra o coronavírus.

Essas informações começaram a surgir em forma de texto nas redes sociais e alegavam que isso estava acontecendo por conta da quantidade de “venenos” e “agentes nocivos” presentes na vacina. No geral, a informação dada foi que apenas o governo dos EUA estavam agindo dessa forma, no entanto, não há nada que realmente prove que isso está acontecendo, como ver agora.

Primeiramente, a doação de sangue não pode prejudicar alguém de forma nenhuma, sendo assim, caso existisse algum agente nocivo de fato na vacina, a doação deveria parar com toda certeza. Porém, já foi comprovado que não há acontecimentos do tipo, levando em conta que ninguém que precisou de sangue sofreu com essa questão.

Doação de Sangue Proibida

Algumas pistas levaram a um site chamado Rambla Libre, uma plataforma em espanhol. Nela há uma sessão voltada apenas para conteúdo antivacina e é exatamente lá que se encontra essa informação. O título da matéria tomou a forma de “Apenas doações de sangue de não vacinados são aceitas nos EUA”.

Para tentar deixar a informação com mais detalhes e gerar mais engajamento, o site utiliza uma imagem da Cruz Vermelha, um informe que data do dia 12 de junho deste ano. No entanto, ao notar ele corretamente já é possível ver a farsa.

A informação que havia naquele documento apenas destaca que caso exista a necessidade de tomar um imunizante, como é o caso da Coronavac, seria necessário esperar um período de 2 semanas para conseguir doar o sangue. No entanto, para deixar o acontecimento ainda mais estranho, as vacinas utilizadas nos Estados Unidos não necessitam de nenhum tempo para a “recuperação” do corpo. Essa são a Pfizer, Astrazeneca, Moderna, Jassen.

No geral, a única restrição para doações na verdade nem era sanguínea, ela possuía uma relação maior com a “plasma convalescente dedicado”. Nesse caso esse plasma sanguíneos estava sendo utilizado para fazer alguns testes em busca da cura para o covid, mas as pessoas que já foram vacinas não poderiam fazer essa doação.

Além disso, é claro, quem estava com sintomas de covid também não poderia fazer doações, já que não seria seguro injetar o vírus em uma pessoa que necessita de sangue.

No entanto, até mesmo essa doação já poderia ser realizada, já que não há mais restrições. O comunicado referente a essa situação aconteceu poucos dias depois de ser apresentado o outro.

Doação de Sangue Proibida

Houve também outras notícias semelhantes a repercutir na mídia, porém, todas eram falsas. Desde que a vacinas foram lançadas diversas informações têm surgido a respeito delas. Isso é claro, acaba sem nenhuma comprovação, no entanto, há muito o que se tratar durante esse momento!

Com relação a esse caso, não há mesmo nenhuma restrição com relação a vacinados a não ser a dita acima. Isso deve ser considerado em primeira mão para entender que não há nenhum agente químico poderoso e perigoso na vacina.